A Prefeitura de Cajueiro informou que, nessa quinta-feira (23), uma alta demanda de atendimentos foi registrada no Hospital Municipal, com pacientes de todas as idades apresentando sintomas virais, como diarreia, vômito e febre. Uma investigação foi iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde em busca das causas do problema.
Entre as medidas adotadas pelo município estava o atendimento imediato dos pacientes, com a administração de medicamentos. Além disso, a equipe médica foi reforçada para garantir a assistência aos doentes.
Foi feita a coleta de água para análise no Laboratório Central (Lacen) de Alagoas e amostras de fezes também serão examinadas.
O hospital público ainda disponibilizou testes para detecção de Covid-19, mas nenhum apresentou resultado positivo. Todos os pacientes seguem sendo monitorados pela equipe de Vigilância em Saúde. Os trabalhadores das unidades básicas também foram avisados para acompanhamento.
A prefeitura orienta para medidas de prevenção a doenças de veiculação hídrica, como higiene das mãos, na cozinha (para o preparo dos alimentos e lavagem dos utensílios), armazenamento seguro de água, descarte correto do lixo doméstico, uso adequado do banheiro e manutenção do aleitamento materno para fortalecer a imunidade das crianças.