Uma criança de 3 anos, filho de Angélica Santos da Silva, residente na cidade de São Luís do Quitunde, em Alagoas, passou por tratamento no Hospital Geral do Estado (HGE), após apresentar quadro de derrame pleural, causado por uma pneumonia.
A criança foi transferida para a unidade de saúde da capital após atendimento no hospital da região.
Segundo a pediatra Andréa Pinheiro, a criança estava há mais de um mês com sintomas gripais, como febre, cansaço, produção de secreção, conhecida popularmente como catarro, e dificuldade para respirar.
Através de exames laboratoriais e de imagens, a equipe médica diagnósticou uma pneumonia extensa, com comprometimento do pulmão esquerdo. Devido à gravidade, ele já estava com derrame pleural, que é o acúmulo anormal de líquido no espaço pleural, situado entre os pulmões e a pleura, membrana que reveste o interior da parede torácica.
A pediatra Andréa Pinheiro, que atua no HGE, detalhou o processo de tratamento. "Esse derrame pleural já foi uma complicação do quadro de pneumonia. Iniciamos o antibiótico, repetimos exames e precisamos instalar um cateter de oxigênio para ajudar na sua respiração. Após 13 dias, estamos concedendo a alta hospitalar, mediante orientações e conscientização da mãe sobre essa patologia", disse.
A pneumonia pode ser combatida através da vacinação de combate à Influenza e a adoção de hábitos saudáveis, como lavar as mãos, não fumar e evitar ambientes com aglomerações de pessoas.