Duas crianças cardio patas, ambas de 4 meses de vida, foram transportadas por meio aéreo para hospitais de Maceió e Recife, em Pernmabuco, durante este final de semana. As tranferências foram, realizadas por meio do programa Salva Mais Alagoas, que é marcado pela integração entre o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A primeira criança transportada estava em Recife e foi repatriada para o Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, após ser submetida a cirurgia cardíaca. Já a segunda, estava internada no Hospital da Cidade, na capital alagoana, e foi encaminhada para o Hospital Real Português, na capital pernambucana, onde será submetida a procedimento cirúrgico cardíaco
De acordo com a coordenadora do Salva Mais Alagoas, Elaine Monteiro, a ação promovida neste fim de semana mostra a eficiência do programa. "Queremos agradecer ao governador Paulo Dantas e, especificamente neste fim de semana, ao Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, na pessoa do major Soares, que ajudou Alagoas para que o traslado alcançasse êxito", salientou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ainda ressaltou que o Salva Mais Alagoas é um marco para a história da saúde alagoana. "Com a integração do Corpo de Bombeiros e do Samu, através de uma Central de Atendimento única, estamos assegurando que mais vidas sejam salvas, uma vez que otimizamos e agilizamos a assistência", frisou o gestor da saúde estadual.
Números expressivos
O programa que já alcançou 16.712 atendimentos nos seus primeiros 100 dias de funcionamento, vem mostrando sua eficiência através de números expressivos.
Do total, 12.373 atendimentos foram feios pelo Samu Alagoas, por meio das Centrais Maceió e Arapiraca, e mais 4.339 do CBM/AL, que são referentes a 1.629 atendimentos pré-hospitalar, 1.412 atividades comunitárias, 977 buscas e salvamento, 278 atendimentos a casos de incêndios e 43 atendimentos referentes a ocorrências com produtos perigosos.