Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

CHUVAS

Chuvas intensas: alerta vermelho é renovado pelo Inmet para 77 municípios de Alagoas até o domingo (31)

Theo Chaves/TNH1
Theo Chaves/TNH1

O alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para chuvas intensas em regiões de Alagoas, foi renovado no fim da tarde deste sábado, 30. O novo aviso de acumulado de chuva, de "grande perigo", agora tem validade até a manhã deste domingo (31). Os 77 municípios, incluindo Maceió, continuam em alerta e enfrentam o tempo chuvoso.

Na manhã deste sábado, o aviso do Inmet mostrou que havia possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O alerta prevê alto risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que apresenta o boletim hidrológico em tempo real para consulta no site oficial, mostrou que os níveis dos rios que cortam o estado seguem estáveis, até o momento sem preocupação de transbordamento. No entanto, as equipes da Defesa Civil Estadual e dos municípios, além do Corpo de Bombeiros, estão de prontidão.

Confira as cidades com o alerta de chuvas intensas:

AnadiaAL
ArapiracaAL
AtalaiaAL
Barra de Santo AntônioAL
Barra de São MiguelAL
BelémAL
Boca da MataAL
BranquinhaAL
CacimbinhasAL
CajueiroAL
CampestreAL
Campo AlegreAL
Campo GrandeAL
CapelaAL
Chã PretaAL
Coité do NóiaAL
Colônia LeopoldinaAL
Coqueiro SecoAL
CoruripeAL
CraíbasAL
Estrela de AlagoasAL
Feira GrandeAL
Feliz DesertoAL
FlexeirasAL
Girau do PoncianoAL
IbateguaraAL
IgaciAL
Igreja NovaAL
JacuípeAL
JaparatingaAL
JaramataiaAL
Jequiá da PraiaAL
Joaquim GomesAL
JundiáAL
JunqueiroAL
Lagoa da CanoaAL
Limoeiro de AnadiaAL
MaceióAL
Major IsidoroAL
MaragogiAL
Marechal DeodoroAL
MaribondoAL
Mar VermelhoAL
Matriz de CamaragibeAL
MessiasAL
MuriciAL
Novo LinoAL
Olho d'Água GrandeAL
Palmeira dos ÍndiosAL
ParipueiraAL
Passo de CamaragibeAL
Paulo JacintoAL
PenedoAL
PiaçabuçuAL
PilarAL
PindobaAL
Porto CalvoAL
Porto de PedrasAL
Porto Real do ColégioAL
QuebranguloAL
Rio LargoAL
RoteiroAL
Santa Luzia do NorteAL
Santana do MundaúAL
São BrásAL
São José da LajeAL
São Luís do QuitundeAL
São Miguel dos CamposAL
São Miguel dos MilagresAL
São SebastiãoAL
SatubaAL
Tanque d'ArcaAL
TaquaranaAL
Teotônio VilelaAL
TraipuAL
União dos PalmaresAL
ViçosaAL

As instruções do Inmet são as seguintes:

  • Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
  • Observe alteração nas encostas;
  • Permaneça em local abrigado;
  • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O que diz a Semarh:

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu neste sábado (30) o primeiro alerta meteorológico do ano, que demonstra a iminência de chuvas com intensidade moderada, capazes de gerar acumulados significativos em diversas regiões do estado.

As áreas do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco serão as mais afetadas, com previsão de chuvas persistentes ao longo deste sábado, podendo estender-se até domingo (31).

As condições sinóticas atuais são marcadas pela atuação de cavados em baixos níveis da atmosfera, associados a um distúrbio ondulatório de leste. Esses fenômenos favorecem o aumento no volume de chuvas na metade Leste do Estado de Alagoas, podendo resultar em acumulados expressivos nas próximas 48 horas.

Diante desse cenário, a equipe da SPDEN/Semarh alerta para riscos de alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, e para o potencial de cheias em pequenos riachos. Além disso, há elevado risco de deslizamentos em áreas de encosta.

Esses acumulados serão mais expressivos nas regiões ambientais do Litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata, mas é importante ressaltar que outras áreas do estado também podem ser afetadas, ainda que com menor intensidade. No entanto, até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas de Alagoas.

A equipe da SPDEN/Semarh está em monitoramento constante das condições de tempo, além de acompanhar o nível dos principais rios do estado, informando ao Corpo de Bombeiros de Alagoas e à Defesa Civil, tanto estadual quanto municipais, sobre as situações que precisam de atenção e fornecendo atualizações adicionais.

Para acompanhar a previsão do tempo em tempo real e verificar os níveis dos principais rios, a população pode acessar o website da Semarh através dos links disponibilizados abaixo:

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis