Na manhã desta terça-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação Tenacidade, para combater o contrabando de cigarros estrangeiros em Alagoas e outros dois estados do Nordeste. Ao todo, sete pessoas foram presas e foram cumpridos 19 mandados de busca. Além de Alagoas, também foram cumpridos mandados na Paraíba e Pernambuco.
A nova ação da Polícia Federal é um desdobramento da Operação Pertinácia, que resultou na apreensão de quase 900 caixas de cigarros na cidade de Cupira, em Pernambuco, em junho deste ano. Na mesma operação, também foram decretadas prisões em flagrante por porte, posse ilegal de arma de fogo e armazenamento ilegal de cigarros ilícitos.
Segundo a PF, o foco dessas operações é desalinhar os criminosos que contrabandeiam na região. "É desestruturar financeiramente a organização criminosa que comercializa cigarros contrabandeados, o que inclui o cumprimento de ordem judicial de sequestro de 10 milhões de reais, quantia comprovadamente movimentada pelo grupo criminoso entre os anos de 2018 e 2023."