A policial civil Luciene Araújo, reconhecida por sua atuação como coordenadora da Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit), em Alagoas, está nos Estados Unidos para participar no período de 9 a 27 deste mês do Programa de Lideranças para Visitantes Internacionais, que tem como foco a troca de experiências entre profissionais brasileiros e norte-americanos, abordando o tema crucial do policiamento comunitário.
Luciene Araújo será a única policial de Alagoas e a única policial civil do Nordeste a participar deste programa, que envolverá profissionais de diversos países. O evento acontecerá em cinco estados norte-americanos: Washington, Ohio, Texas, Oregon e Georgia.
A policial alagoana foi selecionada durante sua gestão como coordenadora da Oplit, período em que acumulou nove anos de experiência. Essa conquista é resultado dos cursos de Gestor Operacional realizado em Brasília, e de Polícia Comunitária, promovido pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL). Tais formações, segundo ela, foram elementos determinantes na seleção para o programa.
O Programa de Lideranças para Visitantes Internacionais representa uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, estabelecendo intercâmbios profissionais de curto prazo entre líderes estrangeiros e norte-americanos.