Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Braskem

Caso Braskem: Governo de Alagoas exige presença de moradores e prefeitos em negociações

Robson Cesco/Secom Alagoas
Robson Cesco/Secom Alagoas

O Governo de Alagoas, por meio do Grupo de Trabalho de Combate ao Crime da Braskem, voltou a se reunir com representantes da mineradora, nesta segunda-feira (25), para discutir a urgente reparação dos prejuízos materiais e morais causados ao Estado, municípios e às vítimas da tragédia socioambiental. O encontro, realizado em Brasília (DF), foi solicitado pela própria empresa que acenou pela retomada das conversações. A reunião só ocorreu após a empresa ter atendido pedido do GT que exigiu a participação de moradores e comerciantes afetados na discussão.

"É necessário que Braskem avance, de forma urgente, na reparação de todos os danos ambientais e materiais provocados em Alagoas, bem como indenize de forma justa todas as famílias dos bairros dos Flexais de Baixo e de Cima e também dos moradores do Pinheiro, Farol, Mutange, Bom Parto e Bebedouro. Além disso, é preciso que a empresa indenize também os mais de seis mil comerciantes dessas regiões que foram afetados", ressaltou o governador Paulo Dantas.

A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, destacou que o grupo de trabalho seguirá com as reuniões e contarão com os representantes dos municípios da Região Metropolitana de Maceió, que também foram afetados pelo crime ambiental. "O GT continuará com as discussões com os representantes da Braskem para discutir a reparação dos danos sofridos pelas vítimas e o impacto causado nos municípios da região metropolitana, bem como do estado", disse.

"Comuniquei à empresa que a CPI no Senado e as representações no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) têm calendário paralelo, que não podem ser afetados pelo cronograma do Grupo de Trabalho de Combate ao Crime da Braskem, formado pelo Governo do Estado", afirmou o senador Renan Calheiros.

GRUPO DE TRABALHO

O Governo de Alagoas instituiu institui o Grupo de Trabalho de Combate ao Crime da Braskem, por meio de decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), da última quarta-feira (20). Integram o grupo, o governador Paulo Dantas, o senador Renan Calheiros, a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy, os secretários de Estado, Vitor Pereira (Governo) e Renata dos Santos (Fazenda), e o representante do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro.

Também fazem parte do grupo, o prefeito de Murici, Olavo Neto, representando os municípios da Região Metropolitana, Maurício Sarmento e Alexandre de Moraes Sampaio, representando às vítimas do Caso Braskem, e Ricardo Melro, pela Defensoria Pública do Estado.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis