Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Notícia Geral

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana.

Imagem de destaque da notícia

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Como isso, o número de instituições federais de educação superior paradas por conta da greve deve chegar a 38 das 107 espalhadas pelo país. A ampliação do movimento vem depois dos profissionais da educação rejeitarem nessa sexta-feira o reajuste salarial zero para este ano. Pela proposta do governo, as remunerações só teriam aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026.

Para 2024, o governo acordou com entidades dos servidores federais reajustes de 50% no auxílio-alimentação, que passa para mil reais, e na assistência pré-escolar, que será de 485 reais, e no auxílio-saúde. O Andes defende que esses benefícios já sejam garantidos a partir de maio deste ano. E quer, para os docentes, um reajuste de 23% distribuído entre este ano e 2026, para garantir a recomposição salarial dos profissionais, além da reestruturação da carreira.

O Andes pede urgência para uma nova rodada de negociações já na próxima semana com o Ministério da Gestão e Inovação.

© Agência Brasil

Educação Adesão de outras nove instituições de ensino elevaria total a 38 Brasilia 27/04/2024 - 14:00 Daniella Longuinho - Israel do Vale Oussama El Ghaouri Greve Universidades Federais 2024 Andes sábado, 27 Abril, 2024 - 14:00 1:39

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis