Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Moraes autoriza PF a interrogar Valdemar Costa Neto no inquérito que apura atos golpistas em Brasília


Requerimento foi enviado ao Supremo depois que o político admitiu ter triturado uma série de papéis e documentos que sugeriam formas de subverter a lei e alterar o resultado das eleições presidenciais O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal (PF) a interrogar o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, no inquérito que apura os atos golpistas de 8 de janeiro. Ele determinou que a oitiva ocorra dentro de um prazo de cinco dias.

O requerimento foi enviado ao Supremo depois que o político admitiu ter triturado uma série de papéis e documentos que sugeriam formas de subverter a lei e alterar o resultado das eleições presidenciais.

"Nunca comentei, mas recebi várias propostas, que vinham pelos Correios, que recebi em evento político. Tinha gente que colocava no meu bolso, dizendo que era como tirar o Lula do governo", disse Valdemar, em entrevista ao jornal “O Globo”.

Em seu despacho, Moraes lembrou que a PF encontrou na casa do ex-ministro Anderson Torres uma minuta de decreto de Estado de Defesa que tinha como objetivo intervir no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e alterar o resultado da eleição, que teve Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vencedor.

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, será interrogado na PF

Cristiano Mariz/O Globo

"Assim, as afirmações de Valdemar Costa Neto, ao dizer que teve consigo minutas semelhantes, de caráter manifestamente ilegal e inconstitucional, devem ser esclarecidas no contexto mais amplo desta investigação, notadamente no que diz respeito à adesão, por terceiras pessoas, de eventual intenção golpista, o que pode caracterizar os crimes previstos nos arts. 359-M (golpe de Estado) e 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) do Código Penal", escreveu o ministro.

O pedido em relação ao dirigente do PL foi assinado pelo delegado Raphael Soares Astini. Ele indicou que a oitiva de Valdemar poderia contribuir com a investigação que apura a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes.

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!