Os consumidores de energia elétrica não terão custo extra nas contas de luz, que seguirão em bandeira verde no mês de janeiro. A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, nessa sexta-feira, 27.
De acordo com a Agência, a medida ocorre devido à permanência das condições favoráveis de geração de energia no país, com a chegada do período chuvoso e a elevação dos níveis dos reservatórios.
Esses fatores permitem o aumento na geração das usinas hidrelétricas, que produzem energia mais barata, e o menor acionamento das termelétricas, que têm o custo de geração mais caro.
A bandeira permaneceu verde de abril de 2022 e dois até julho de 2024, sendo retomada em dezembro.
O sistema de bandeiras tarifárias foi lançado pela Aneel em 2015 e é uma ferramenta de transparência que permite que os consumidores acompanhem, a cada mês, as condições de geração de energia no país.
A Agência reforça que, mesmo com a medida, é necessário a manutenção de hábitos de consumo consciente e de prevenção a desperdícios.
Economia Chuvas e elevação dos reservatórios evitam acréscimos nas contas Rio de Janeiro 28/12/2024 - 11:38 Juliana Batista - Marizete Cardoso Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional Bandeira Verde conta de luz sábado, 28 Dezembro, 2024 - 11:38 1:02Agência Brasil