Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Carta pela Democracia: Só com democracia será possível enfrentar mudanças climáticas que afetam mais pobres, diz Neca Setúbal em ato


Uma das oradoras do ato pela democracia que ocorre hoje na Faculdade de Direito da USP, Neca Setúbal afirmou que só com a democracia será possível ao país enfrentar as mudanças climáticas que afetam os mais pobres.

Leia a íntegra da carta em defesa da democracia

Carta pela democracia marca atos desta quinta-feira em São Paulo

Para participantes do ato, mobilização é um marco, mas risco institucional persiste

Flavio Bolsonaro diz que Carta pela Democracia é 'carta do ex-presidiário'

"Temos que defender todos os seus componentes", afirmou, referindo-se às instituições formais, o Executivo, o Legislatiuvo e o Judiciário.

Na sequência, Neca fez uma defesa do sistema eleitoral. Afirmou que é preciso defender o sistema eleitoral, "que é comprovadamente um dos melhores do mundo". Segundo ela, os brasileiros precisam ter orgulho de seu sistema eleitoral.

Socióloga Neca Setubal, da Fundação Tide Setubal, discursa em ato pela democracia na USP

Foto: Cristiane Agostine/Valor

Neca destacou que as urnas eletrônicas serviram para o país superar um modelo antigo marcado por fraudes.

"A democracia tem de se dar nos diferentes âmbitos da sociedade. É um processo que tem de ser reconstruído no dia a dia", disse. Nas casas, empresas, igrejas, universidades, na família, completou. "É tarefa de todos os brasileiros."

Presidente da Força Sindical

Presidente da Força Sindical, Miguel Torres afirmou hoje, durante ato em defesa da democracia, que não é mais possível imaginar o país sofrendo retrocessos, ataques ao sistema eleitoral e aos direitos da população.

"Não podemos admitir que o presidente da República desrespeite a Constituição", conclamou.

Miguel Torres afirmou estar falando no ato em nome de mais de 60 milhões de trabalhadores e reverenciou a mobilização feita hoje na Faculdade de Direito da USP. "Não é ato simbólico. É concreto", disse.

Em um ato simbólico, Torres pediu para que todos que defendem a democracia no salão da faculdade dessem as mãos e demonstrassem publicamente, em uma “votação” improvisada.

Frente Brasil Popular

Coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP) e representante da Frente Brasil Popular, o advogado Raimundo Bonfim disse que a “democracia brasileira nunca esteve tão ameaçada e atacada como neste momento”. “Nunca foi tão necessário e importante a unidade da sociedade civil”, afirmou. Bonfim disse que não há espaço para retrocessos autoritários.

Manifestação no lado externo da Faculdade de Direito da USP - Leitura da Carta em Defesa da Democracia

Foto: Cesar Felicio/Valor

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!