Elas se tornaram moda nas ruas e viralizaram em redes sociais, mas podem representar um grande perigo. As armas de bolinhas de gel não são brinquedos, e representam risco à saúde ocular, quando o gel entra em contato com o olho.
O alerta é da Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
Quem explica os danos que essas arminhas podem causar é a oftalmologista do CBV Hospital dos Olhos Núbia Vanessa.
"Essas arminhas podem pelo impacto causar lesões na córnea, lesão no cristalino, até mesmo uma lesão na retina com descolamento de retina. Então apesar de ser brincadeira, não é uma brincadeira, porque você pode ter uma consequência grave, fazendo com que você tenha lesões irreversíveis".
A médica também alerta para a importância de evitar esse tipo de brincadeira.
"Existem outras brincadeiras mais salutares para as crianças fazerem sem incitar violência. Então vamos fazer brincadeiras, mas que sejam conscientes, e não usar arminhas mirando os olhos".
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, estipulou que os produtos sejam retirados do mercado. Hércules Souza, pesquisador e chefe do Núcleo de Segurança de Produtos do Inmetro, explica a medida.
"Armas com projéteis de bolas de gel não são brinquedos. Não podem ser comercializadas como brinquedos. E, portanto, não devem também ostentar o selo de conformidade do Inmetro. É importante reforçar que esse objeto não tem as características que caracterizam um brinquedo, que deve ser oferecido então até para crianças até 14 anos de idade".
O especialista também reforça que a população pode entrar em contato com o Inmetro caso encontre o produto sendo vendido com o selo de conformidade ou selo do Inmetro.
Geral Produtos não atendem aos critérios de segurança para brinquedos Rio de Janeiro 20/01/2025 - 10:07 Roberto Piza / Patrícia Serrão Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional armas de bolinhas de gel Inmetro segunda-feira, 20 Janeiro, 2025 - 10:07 1:54Agência Brasil