Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícia Geral

Na última reunião do ano, Copom decide se aumenta taxa básica de juros

Baixar Tocar Os analistas do mercado financeiro apostam num aumento de 0,75 pontos percentuais na taxa Selic, na próxima reunião do Copom, que acontece nesta terça e quarta-feira.


Baixar

Os analistas do mercado financeiro apostam num aumento de 0,75 pontos percentuais na taxa Selic, na próxima reunião do Copom, que acontece nesta terça e quarta-feira. A previsão é que a taxa básica de juros feche o ano em 12% ao ano, segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.

O aumento veio depois de quase dois meses, período em que a expectativa foi de 11,75%.

A projeção para a inflação subiu novamente. Para os analistas, o IPCA, que é o índice oficial de inflação, deve chegar a 4,84% no fim de 2024.

O Boletim Focus prevê um crescimento forte da economia neste ano, quase 3,4%, acima do previsto pelo Ministério da Fazenda.

Mesmo com os juros elevados, as expectativas de inflação continuam subindo e a economia aquecida.

Segundo o economista Newton Marques, do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, apesar da pouca eficácia, aumentar a Selic é a forma do Banco Central responder à alta dos preços.

Se por acaso ele não buscar uma forma de reverter as expectativas ele acaba sendo penalizado e sendo punido por omissão. Então por isso é que o Banco Central acaba tomando essas medidas mesmo que ela não seja eficaz conforme já foi observado em vários momentos. Mas sempre é uma resposta ao mercado financeiro para tentar reverter essa expectativas.

O dólar está entre os principais fatores sobre a alta da inflação. O professor de Economia da PUC do Rio Grande do Sul, Aldamir Marquetti, explica que a Selic atua no dinamismo da economia e na retenção de dólares no país. Só que as incertezas no exterior reduzem esse efeito, por isso o Banco Central poderia usar outras estratégias.

Para reduzir a desvalorização cambial ou mesmo provocar alguma valorização cambial do real frente ao dólar nos próximos meses e com isso reduzir as pressões inflacionárias que advém da desvalorização do Real frente ao dólar.

Segundo o Boletim Focus, o dólar deve terminar o ano valendo R$ 5,95.

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Economia Brasília 09/12/2024 - 16:32 Nádia Faggiani / Liliane Farias Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional boletim Focus Inflação banco central taxa Selic segunda-feira, 9 Dezembro, 2024 - 16:32 2:10

Agência Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!