É o que diz a nota do Ministério de Relações exteriores, ao reiterar a necessidade do "respeito ao direito internacional, inclusive ao direito internacional humanitário". No documento, o governo brasileiro defende uma solução política e negociada do conflito.
O Itamaraty disse monitorar a situação por meio da Embaixada em Damasco, capital síria. Para quem quer deixar o país, a orientação é que busque o plantão consular pelo telefone brasileiro, de DDD 61 98260-0610, que também recebe mensagens de whatsapp.
Um alerta consular também foi emitido pelo Brasil. Para quem não está no país, que não viaje para a Síria. Quem está por lá e deseja permanecer, deve seguir as medidas de segurança das autoridades locais e deixar áreas de risco. Não participar de aglomerações e protestos; verificar se o passaporte de todos os familiares tem, ao menos, seis meses de validade; e quem vive na Síria deve verificar se possui documento válido de nacionalidade brasileira ou síria.
O plantão consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil funciona 24h e pode ser acionado pelo telefone de DDD 61 98260-0610. O mesmo número atende por mensagens de whatsapp.
Internacional Governo brasileiro defende solução política e negociada do conflito Brasília Bashar al-Assad renunciou cargo e deixou a Síria, diz governo russo Itamaraty orienta brasileiros a deixar a Síria ONU cita "esperança cautelosa" após queda de Assad na Síria 08/12/2024 - 16:11 Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional Itamaraty Síria domingo, 8 Dezembro, 2024 - 16:11 1:33Agência Brasil