Na República Democrática do Congo, um vírus ainda desconhecido causou a morte de 143 pessoas no último mês. O surto ocorreu na província de Panzi, no Sudoeste do país. Autoridades locais disseram que as pessoas infectadas apresentaram sintomas parecidos com uma gripe forte, além de febre e dores de cabeça. O governo enviou uma equipe médica para a comunidade para recolher amostras e tentar identificar a doença. A Organização Mundial de Saúde também afirmou que trabalha juntamente ao Ministério da Saúde do Congo.
As chuvas torrenciais que devastaram parte da Malásia e da Tailândia devem voltar nesta quarta-feira. A informação é do serviço de meteorologia da Malásia. Mesmo assim moradores do Distrito de Rantau Panjang passaram o dia limpando a lama que invadiu ruas e casas. Autoridades locais disseram que, nos últimos dias, choveu o equivalente ao previsto para seis meses. Ao menos 30 pessoas morreram nos dois países.
Um ataque aéreo a um hospital universitário da cidade de Idlib, na Síria, causou a morte de ao menos três civis. Segundo o grupo de resgate capacetes brancos, os mísseis foram lançados pela Rússia, país aliado do ditador sírio Bashar Al-Assad. Na semana passada, o grupo rebelde de oposição à Assad fez uma grande ofensiva e chegou a cidade de Alepo, uma das maiores do país. O ataque foi o maior do grupo desde 2016. O acirramento do conflito, que já dura 13 anos, obrigou parte da população a se deslocar dentro do território e agravou a crise humanitária na Síria.
Na Faixa de Gaza, ataques israelenses a uma escola deixaram ao menos sete mortos. Dezenas de pessoas ficaram feridas. O local servia de abrigo para famílias que saíram de suas casas. Segundo o Ministério da Saúde palestino, as mortes no território já passam de 44 mil.
Internacional Brasília 03/12/2024 - 20:10 Rádio Nacional / Liliane Farias Iara Balduino - repórter da TV Brasil Congo malásia Tailândia Faixa de Gaza terça-feira, 3 Dezembro, 2024 - 20:10 2:21Agência Brasil