O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), aparece como o político com maior índice de rejeição entre os possíveis candidatos ao Governo de Alagoas para as eleições de 2026, no litoral norte do estado. A constatação vem de uma pesquisa realizada pelo Instituto Falpe, nos dias 27 e 28 deste mês.
De acordo com o levantamento, 17% dos entrevistados rejeitam Renan Filho, enquanto o prefeito de Maceió, JHC (PL), registra apenas 5% de rejeição. Outros 4% afirmaram que não votariam em nenhum dos dois, enquanto 74% preferiram não opinar.
Os números têm repercutido nos bastidores políticos e acenderam um alerta entre investidores de campanhas, especialmente considerando que muitos dos municípios da região fazem parte da base eleitoral da família Calheiros.
A pesquisa entrevistou 727 pessoas nas zonas urbana e rural dos municípios de Maragogi, Porto Calvo, Jacuípe, Matriz de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Japaratinga e Passo do Camaragibe.
Com os dados em mãos, analistas políticos avaliam os impactos potenciais na estratégia do grupo político liderado por Renan Filho e discutem os desafios que ele poderá enfrentar para reverter a rejeição registrada no litoral norte.