Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícia Geral

Campanha Encalhou orienta sobre resgate de animais marinhos

Baixar Tocar Ambientalistas estão percorrendo todos os 15 municípios do litoral de Alagoas para orientar a população sobre o resgate de animais marinhos.


Baixar

Ambientalistas estão percorrendo todos os 15 municípios do litoral de Alagoas para orientar a população sobre o resgate de animais marinhos. É a Campanha 'Encalhou' 2024, que tem apoio do poder público.

Nos primeiros dias da campanha, alguns dos locais visitados foram a Federação dos Pescadores e órgãos públicos, com distribuição de cartazes, camisas, bonés, visita a comércios e colônias de férias, explica o biólogo Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota.

"A gente já teve ano onde a gente visitou todas as prefeituras e fez o sistema de capacitação. E nessa capacitação, nós deixávamos um kit para que eles pudessem resgatar, coletar os dados - em caso quando a gente não puder atender. O lugar mais extremo daqui é Maragogi, por exemplo, 200 km. Então se uma tartaruga encarar lá e eu não puder atender, a prefeitura já tem o material básico para atender esse animal e depois nos passar a informação e esse animal entrar no nosso banco de dados."

De acordo com Bruno, quando os ambientalistas recebem um chamado de encalhe, eles checam o relato, pedem imagens e a localização. Uma rede de colaboradores, entre prefeituras e instituições no litoral, consegue chegar rápido até o animal.

"Acabamos agora mesmo de receber um vídeo da população mandando uma tartaruga toda enroscada no mangue e a nossa equipe está indo lá resgatar. E isso porque a gente acabou de fazer campanha nesse local. Então a gente sente que a população se engaja cada vez mais. Então ao avistar um animal, antes de fazer qualquer coisa, procura ligar para gente passar informação. Porque, por exemplo, dois cenários: tartaruga na areia pode ser uma tartaruga encalhada ou pode ser uma tartaruga desovando. A depender da sua atitude, você pode atrapalhar o processo de desova ou você pode salvar uma tartaruga encalhada."

O Instituto Biota leva o animal resgatado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, onde é feito um tratamento com a equipe de veterinários até que a espécie possa voltar ao habitat natural.

A velocidade do resgate é essencial, porque conforme a intensidade do sol, o animal marinho pode morrer. Infelizmente, a taxa de devolução ao habitat natural ainda é baixa. Entretanto, mesmo se não sobreviverem, os bichinhos servem para ajudar em pesquisas e subsidiar políticas públicas.

No ano passado, o projeto registrou 639 animais encalhados em Alagoas, sendo 22 mamíferos aquáticos - golfinhos e baleias -, 461 tartarugas marinhas e 156 aves.

Todo mundo pode ajudar. Se você é morador de Alagoas ou um turista passando pelas praias de lá, já sabe: pode ajudar no resgate dos animais marinhos ou ter mais informações sobre o projeto, pelo site: institutobiota.org.br (ou pelo whatsapp: 82 99115-2944).

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Meio Ambiente São Luís PF faz operação contra venda de animais marinhos ameaçados de extinção 26/11/2024 - 15:48 Nádia Faggiani / Liliane Farias Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional Campanha Encalhou Resgate animais marinhos terça-feira, 26 Novembro, 2024 - 15:48 2:46

Agência Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!