Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícia Geral

Polícia investiga rede de farmácias usada para lavar dinheiro no Rio

Baixar Tocar Policiais Civis do Rio de Janeiro foram às ruas, nesta terça-feira (26), cumprir 16 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de usar uma rede de farmácias para lavagem de dinheiro.


Foto: O Globo

Baixar

Policiais Civis do Rio de Janeiro foram às ruas, nesta terça-feira (26), cumprir 16 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de usar uma rede de farmácias para lavagem de dinheiro. Os estabelecimentos comerciais estão localizados em áreas dominadas por uma milícia na Zona Oeste do Rio. O grupo teria movimentado cerca de R$ 50 milhões entre 2019 e 2023.

O delegado Renan Mello, da Delegacia de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, que está à frente da operação batizada de Higia, explicou que chamou a atenção o uso de "laranjas" pela quadrilha para a abertura de algumas unidades da rede de farmácias. Segundo as investigações, essas pessoas não teriam recursos financeiros para fazer parte desse tipo de sociedade. O montante movimentado seria incompatível com a natureza e o porte das atividades comerciais desenvolvidas.

Outro ponto que também chamou a atenção dos investigadores foi o relato de funcionários de conselhos de fiscalização, como o Conselho Regional de Farmácia, que, durante as fiscalizações de rotina, eram ameaçados por um grupo de milicianos conhecidos como Liga da Justiça.

O nome da operação faz referência a Higia, deusa da Saúde e da Limpeza, na mitologia grega e romana.

A reportagem entrou em contato com o Conselho Regional de Farmácia do Rio, mas ainda não obteve retorno.

Geral Estabelecimentos estão localizados em áreas dominadas por milícia Rio de Janeiro 26/11/2024 - 12:43 Nadia Faggiani - Marizete Cardoso Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional Operação Higia polícia civil Rio de Janeiro lavagem de dinheiro terça-feira, 26 Novembro, 2024 - 12:43 1:54

Agência Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!