Os vereadores de São Paulo aumentaram o próprio salário em 37%. Em sessão única, nessa terça-feira, ficou definido que eles vão receber mais de R$ 26 mil a partir de 2025. O salário atual dos parlamentares da capital paulista é de quase R$ 19 mil.
A votação do projeto de resolução foi simbólica, quando não há registro nominal de todos os vereadores. Apenas três votos foram contrários, os da bancada do PSOL e os vereadores Fernando Holiday, do PL, e Jussara Basso, do PSB. Houve ainda a abstenção da vereadora Luna Zarattini, do PT.
O projeto do reajuste salarial dos vereadores é de autoria da Mesa Diretora da Câmara, e não precisa da sanção do prefeito Ricardo Nunes. Em nota, a presidência da Câmara justificou que o último reajuste aprovado em plenário aos vereadores de São Paulo aconteceu em 2016 e que, desde então, não houve nenhuma correção salarial.
A Mesa Diretora acrescenta que o percentual de aumento ainda ficou abaixo da inflação acumulada de janeiro de 2017 a outubro de 2024, que foi de 47%. Outro argumento é de que o aumento respeita o teto previsto na Constituição, que é de 75% do subsídio dos deputados estaduais.
Política São Paulo 13/11/2024 - 15:49 Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional Câmara Municipal de São Paulo Câmara de Vereadores de SP quarta-feira, 13 Novembro, 2024 - 15:49 1:25Agência Brasil