Tratores jogaram veneno em uma área de retomada do povo indígena Avá-Guarani, em Guaíra, no oeste do Paraná.
Segundo relato de uma liderança, nessa quarta-feira (23), as máquinas lançaram o agrotóxico nas plantações, nas casas e nas pessoas da comunidade Yvyju Avary. Um vídeo mostra viaturas da Polícia Militar (PM) acompanhando o momento em que o fato ocorreu.
A área já é alvo de acordo de conciliação, intermediado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que o fazendeiro aplique o produto somente fora do limite da área da retomada e com a presença da Força Nacional.
O representante dos Avá-Guarani, Ilson Okaju, afirmou que uma reunião com instituições federais voltou a tratar do assunto nesta quinta-feira.
Em nota, o CNJ informou que realiza sessões de mediação para evitar ações violentas. Este caso, assim como outros relacionados, vai ser tratado na mesa de negociação até o alcance de uma solução definitiva.
Sobre a presença de viaturas da Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná respondeu que deveríamos procurar a PM, mas não conseguimos resposta da corporação até o fechamento desta reportagem.
A retomada fica numa fazenda dentro do território Guasu Guavirá, reconhecido pela Funai, entre os municípios de Guaíra e Terra Roxa. A demarcação, no entanto, está travada na Justiça.
É o segundo ataque em uma semana contra a comunidade Yvyju Avary. No dia 17, caminhões e tratores invadiram o local. Indígenas foram agredidos a pauladas e atropelados.
Direitos Humanos Vídeo mostra tratores jogando substância em área de conflito no PR Brasília 24/10/2024 - 15:46 Bianca Paiva/ Sumaia Villela Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Avá-Guarani terra indígena conflito agrário paraná quinta-feira, 24 Outubro, 2024 - 15:46 2:02Agência Brasil