Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícia Geral

Ícone do cinema nacional, Vladimir Carvalho morre aos 89 anos

Baixar Tocar Luto no cinema nacional.


Baixar

Luto no cinema nacional. Morreu nesta quinta-feira (24), aos 89 anos, em Brasília, o cineasta e professor Vladimir Carvalho, em decorrência de um infarto. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Paraibano, Vladimir Carvalho morou em Salvador antes de se mudar para Brasília e conhecer Glauber Rocha. Integrou o movimento do cinema novo e foi um dos primeiros professores da Universidade de Brasília (UnB).

Entre suas principais produções estão O País de São Saruê, O Itinerário de Niemeyer, José Lins do Rego, O Evangelho Segundo Teotônio, Barra 68 e Conterrâneos Velhos de Guerra.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decretou luto oficial de três dias.

Por meio das redes sociais, ele declarou que o professor Vladimir Carvalho, referência do cinema brasileiro, dedicou sua arte para denunciar injustiças e dar voz aos desassistidos numa época de censura e de perseguição política.

Além disso, contribuiu para mudar a linguagem cinematográfica brasileira, formou uma geração de aguerridos cineastas e levou e enobreceu o nome de Brasília no cenário cultural internacional.

* Com locução de José Carlos e informações da Agência Brasil

© Wilson Dias/Agência Brasil

Cultura Paraibano integrou movimento do cinema novo e foi professor da UnB Brasília 24/10/2024 - 14:52 Leila Santos/ Sumaia Villela Leila Santos* - editora da Rádio Nacional Vladimir Carvalho cinema nacional Obituário quinta-feira, 24 Outubro, 2024 - 14:52 1:18

Agência Brasil

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!