O corpo do caminhoneiro vítima de acidente na Serra das Espias, em Palmeira dos Índios foi identificado nesta segunda-feira (21) pelos Institutos Médico Legal de Arapiraca e de Identificação de Alagoas. Trata-se do baiano José Cláudio da Silva de Souza, de 32 anos.
De acordo com o papiloscopista Dayvisson Ferreira, foi realizado um exame necropapiloscópico, a fim de estabelecer a identidade do cadáver. Ele confrontou a ficha necropapiloscópica com as impressões digitais coletadas do corpo com o prontuário civil com as impressões digitais tomadas da pessoa no estado da Bahia.
O acidente aconteceu no último sábado (19), quando a carreta estava descendo a serra e caiu dentro do lago Luciano, na zona rural de Palmeira. O veículo ficou na vertical, pendurado na barreira e a cabine submersa no lago.
Mergulhadores do Batalhão de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros resgatou o corpo da vítima de dentro do lago. Uma retroescavadeira foi utilizada para a retirada da estrutura do veículo para perícia.
Perícia
A perita criminal Rafaela Jansons, do Instituto de Criminalística de Arapiraca, esteve no local e realizou a perícia sobre a dinâmica do sinistro. Ela explicou que o acidente foi resultado de uma saída de pista logo após uma curva, sem sinais de frenagem na pista.
"Devido aos graves danos na cabine e à presença de poucas lesões, é provável que o corpo da vítima tenha sido projetado para fora do veículo", explicou Rafaela Jansons.
Após a remoção da cabine com o auxílio de uma retroescavadeira, foi possível recuperar o tacógrafo, que está armazenado na sede do ICA. A análise dos discos, que serão retirados do equipamento, fornecerá informações cruciais sobre o acidente, como a velocidade da carreta no momento do acidente.
O exame de necropsia realizado pela perita médica legista Ananda Camilla, no IML de Arapiraca, apontou que o motorista José Cláudio morreu em decorrência de afogamento. O corpo dele já foi liberado e aguarda a presença de familiares para os procedimentos oficiais para retirada e sepultamento.