A Festa Literária das Periferias, a FLUP, tradicional evento cultural do Rio de Janeiro, anunciou nesta terça-feira (22) a programação da próxima edição, que vai acontecer de 11 a 17 de novembro. Entre as atrações estão debates, saraus, apresentações artísticas, lançamentos de livros e performances.
Neste ano, mais de 90% da programação conta com mulheres negras.
Entre os destaques estão as mesas "O que queremos para Ontem?", com a Diretora da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, e a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; e "Insiders / Outsiders", com a escritora Conceição Evaristo, além do sarau Beatriz Nascimento, com a poeta Elisa Lucinda.
O evento traz ainda o Ciclo de Debates Aquilombamentos, com representantes de comunidades e de organizações ligadas às pautas raciais, étnicas, de gênero e climáticas.
Atrações musicais, como Tambor de Crioula, Batalha do Passinho e Roda de Samba Pedra do Sal também prometem ser pontos altos do encontro.
O tema da Festa Literária das Periferias será "Roda a saia, gira a vida", com a proposta de uma jornada afirmativa em linha com o pensamento proferido pela filósofa e americana Angela Davis, em 2017, em visita à Bahia. Segundo Davis, quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.
A FLUP é Patrimônio Cultural de natureza imaterial reconhecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O evento é gratuito.
Cultura O tema deste ano será "Roda a saia, gira a vida" Rio de Janeiro 22/10/2024 - 16:43 Bianca Paiva / Fran de Paula Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional Flup Roda a saia gira a vida terça-feira, 22 Outubro, 2024 - 16:43 1:32
Fonte: Agência Brasil