Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Eleição

MDB sai como grande vencedor nas eleições de AL, consolidando força do grupo de Renan e Paulo Dantas

Esse resultado reforça o poder do grupo no cenário estadual, preparando o caminho para o próximo ciclo eleitoral em 2026

Renan Calheiros, Paulo Dantas e Renan Filho, durante a campanha eleitoral. - Foto: Reprodução
Renan Calheiros, Paulo Dantas e Renan Filho, durante a campanha eleitoral. - Foto: Reprodução

Fechada a apuração dos votos em Alagoas, o MDB saiu das eleições municipais como o grande vencedor, controlando 65 prefeituras e consolidando sua força política no estado. Sob a liderança do governador Paulo Dantas, do senador Renan Calheiros, ministro Renan Filho e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, o partido assegura sua posição, com 63% das prefeituras alagoanas sob seu comando. Esse resultado reforça o poder do grupo no cenário estadual, preparando o caminho para o próximo ciclo eleitoral em 2026. Para as eleições estaduais, o nome do ministro Renan Fiho já está sendo lembrado como provável candidato ao governo.

O MDB venceu em grandes cidades do agreste, a exemplo de Arapiraca e Palmeira dos Índios, no sertão, a exemplo de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema; na zona da Mata em Murici e União dos Palmares; na grande Maceió em Marechal Deodoro e na região do baixo São Francisco, em Penedo.

O Progressistas, presidido pelo deputado federal Arthur Lira, ficou em segundo lugar, com 27 prefeituras conquistadas, representando 26% do total. Embora tenha controlado menos municípios, o partido consolidou sua força em áreas estratégicas da Região Metropolitana de Maceió e no Litoral Sul, com destaque para a eleição de Carlos Gonçalves em Rio Largo e a expressiva vitória de Marcelo Beltrão em Coruripe, onde obteve 90,22% dos votos válidos.

Já o Republicanos se consolidou como a terceira maior legenda no estado, elegendo prefeitos em 5 municípios, enquanto outras legendas, como o PSB, PL, PSDB e PT, também marcaram presença, embora com uma representação menor.

A vitória esmagadora do MDB em cidades estratégicas como Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo e Delmiro Gouveia fortalece o grupo de Renan Calheiros e Paulo Dantas, que agora controla os principais municípios do interior do estado. Esse domínio territorial, especialmente no Agreste e Sertão, reforça o poder do MDB nessas regi~poes, enquanto o Progressistas se mantém firme na região metropolitana e na costa alagoana.

Resultado por partido:

- MDB: 65 prefeitos eleitos

- Progressistas (PP): 27 prefeitos eleitos

- Republicanos (REPU): 5 prefeitos eleitos

- PSB: 2 prefeitos eleitos

- PL: 1 prefeito eleito

- PSDB: 1 prefeito eleito

- PT: 1 prefeito eleito

Com a vitória do MDB, o cenário político de Alagoas segue fortalecido pelo grupo de Renan Calheiros e Paulo Dantas, que mantêm o controle em importantes regiões do estado. Essa base sólida garante ao partido uma vantagem estratégica para as próximas disputas eleitorais, tanto em nível estadual quanto nacional.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis