Nessa segunda-feira, 18, o governador Paulo Dantas entregou novos equipamentos para fortalecer a segurança pública do estado, em solenidade na sede em Marechal Deodoro,
Entre esses equipamentos está uma aeronave fabricada pela Airbus, modelo H-135, adquirida por intermédio de emendas parlamentares do deputado federal Isnaldo Bulhões MDB) e pelo senador Renan Calheiros (MDB).
Para Bulhões, diz que o esforço em conjunto para trazer os recursos é uma demonstração de que, quando o foco é o interesse público, as emendas podem fazer a diferença.
Jamais houve por intermédio de emendas parlamentares, investimentos da importância que tem tido, com as emendas que apresentamos junto ao senador Renan Calheiros, na área de segurança pública. Foram R$38 milhões de reais que possibilitou a construção de quatro Centros Integrados de Segurança Pública, do tipo III, sendo dois na capital, um em União dos Palmares e o último que será entregue em breve em Santana do Ipanema. E não paramos por aí, a aquisição da aeronave H135 que possui capacidade de transportar até 7 pessoas, contribuirá decisivamente no salvamento de vidas como também na busca e captura de criminosos. É um exemplo para Alagoas e para o Brasil, de que quando há união e foco no interesse público, as emendas podem deixar algo concreto e que faça diferença na vida das pessoas diretamente. Para nós é motivo de orgulho, saber que a política real, sem extremismos e cortes para as redes sociais, contribui para a qualidade de vida da população.
A aeronave é o primeiro modelo biturbina leve com equipamentos aeromédicos embarcados, tendo capacidade de transportar até sete pessoas, e ainda vem equipada com guincho elétrico, que pode ser usado eventualmente para receber uma segunda maca. O modelo, usado em poucos estados do Brasil, como São Paulo, também é equipado com radar meteorológico, altímetro e sistema de anticolisão, além de ser preparado para utilização de óculos de visão noturna e visão sintética dos obstáculos.
As chamadas emendas parlamentares são recursos do Orçamento público cuja alocação é indicada por deputados federais no caso da Câmara dos Deputados e por Senadores no Senado Federal.
Elas recebem esse nome de "emenda" por serem realizadas por meio de emendas ao projeto de Orçamento federal, que é votado anualmente pelos parlamentares para ser executado no ano seguinte.