Um grave caso de agressão envolvendo a política local foi registrado em Lagoa da Canoa, município do Agreste alagoana na noite desta quarta-Feira (2). O tenente coronel Ozelito Martins Rocha, assessor e suposto segurança do candidato a prefeito Jairzinho Lira, agrediu a advogada Alice Riy da Silva Teles, representante da coligação Pra Frente Canoa, da candidata Edilza Alves.
Segundo testemunhas, o episódio ocorreu após o assessor ter se envolvido em um acidente de trânsito. Rocha teria, primeiramente, agredido o motorista do outro veículo e o ameaçado com uma arma. Momentos depois, ele foi flagrado em vídeo agredindo Alice Teles, em um ato que causou revolta e indignação a todos que presenciaram a cena.
As agressões foram gravadas por cinegrafistas amadores e rapidamente repercutiram nas redes sociais. As imagens mostram o clima de tensão e violência política no município, a poucos dias das eleições.
Diante do acirramento da disputa eleitoral e da crescente preocupação com a segurança, Lagoa da Canoa foi uma das cidades que teve o pedido de tropas federais aceito pela Justiça Eleitoral. A presença das tropas visa garantir a segurança e a civilidade durante o pleito deste domingo, buscando evitar novos episódios de violência.
A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga, usou suas redes sociais para lamentar o ocorrido e condenar a violência. Em um duro discurso, ela declarou:
"Vamos procurar os nossos direitos até as últimas consequências. Nós não vamos abaixar a cabeça nem para o coronel, nem para os capangas, e nem para os homens que andam com ele armado, que andam fazendo campanha para Jairzinho Lira aqui em Lagoa da Canoa, querendo ganhar as eleições no grito, querendo ganhar as eleições na violência".