Um papel importante para a realização das eleições, com funções muitas vezes pouco conhecidas pela população: o dos mesários e mesárias. Eles são a ponte de contato entre o eleitor e a seção eleitoral no dia do voto, e fortalecem a democracia e a cidadania do pleito.
Entre as atividades exercidas por eles estão o controle de fluxo na seção eleitoral, a conferência de documentos e o preenchimento da ata de votação, onde são registradas as ocorrências observadas no dia da eleição.
Mas quem são os mesários e mesárias? Pessoas comuns, trabalhadores de todo o Brasil, que recebem treinamento para o grande dia. Rafael de Freitas é um deles, desde 2022. Ele destaca a importância do trabalho realizado:
"Eu acho que é fundamental, é um trabalho fundamental. Porque a gente ajuda, a gente contribui para um dos rituais mais importantes que é o voto né. Claro que a democracia não se encerra no voto, mas sem ele não tem democracia".
Marcelo Silveira também acredita nesta importância. Para ele, a experiência é única:
"É uma realização de uma... da importância da cidadania ativa, enfim, de você poder participar, contribuir para o processo eleitoral do seu país. Eu acho muito. muito gratificante, muito enriquecedor".
A convocação para o trabalho começa pouco tempo antes da eleição, que neste ano ocorrerá nos dias 6 de outubro e 27 do mesmo mês, em caso de segundo turno. Em 2024 eleitoras e eleitoras de todo o país escolherão seus candidatos a vereador, prefeito e vice.
Podem ser mesários eleitoras e eleitores maiores de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral. Eles podem ser convocados ou se apresentar de forma voluntária, bastando para isso cadastrar-se no Canal do Mesário e aguardar aprovação.
Não podem participar candidatas, candidatos e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, integrantes de diretórios de partidos políticos ou federação que exerçam função executiva, agentes policiais e ocupantes de cargos de confiança do Poder Executivo. Também não podem trabalhar no serviço eleitoral e devem ter no mínimo 18 anos.
A diretora-geral do TRE-RJ, Eline Íris, ressalta características que o cargo exige:
"Além de compromisso e responsabilidade é necessário que a pessoa seja atenciosa, comunicativa e prestativa".
O trabalho do mesário não é remunerado, mas oferece benefícios, como dois dias de folga por cada dia trabalhado, auxílio-alimentação no valor de R$ 60 por turno trabalhado e vantagem em desempate de concurso público, mediante previsão em edital.
Agência Brasil