Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Agência Nacional de Vigilância Sani

Anvisa pede alteração de bula da vacina de Oxford após ligação com casos de trombose

Imagem de destaque da notícia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu que a bula da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford seja alterada após a ligação com casos de trombose. A informação foi divulgada pela própria agência na noite desta quarta-feira, 7. Segundo a Anvisa, “Tratam-se de casos muito raros de formação de coágulos sanguíneos associados à trombocitopenia e, em alguns casos, sangramentos que podem estar associados ao uso da vacina”. Entretanto, segundo o comunicado, os casos foram relatados em alguns países. No pedido, a Anvisa mantém a recomendação para continuar aplicando o imunizante, alegando que os benefícios superam os riscos do uso da vacina.

Segundo dados da Anvisa, em mais de 4 milhões de doses da vacina aplicadas, foram registrados 47 casos suspeitos de eventos adversos tromboembólicos, com apenas um sendo associado a trombocitopenia. Todos os casos foram registrados no VigiMed, que é um sistema utilizado para notificar eventos adversos no uso de medicamentos e vacinas no Brasil. Entretanto, a agência afirmou que não foi possível estabelecer uma relação direta entre os 47 casos suspeitos e o uso da vacina, assim como não foram identificados fatores de risco para a ocorrência do evento.

Na nota, a Anvisa explica que entende que pode haver uma relação entre a vacina e os casos, mas ressalta que o risco para “ocorrência de coágulos sanguíneos é baixíssimo”, mas pede que a população procure atendimento médico imediato caso sinta algum sintoma. Agência também ressaltou que a maioria dos efeitos colaterais que ocorrem após a aplicação da vacina são transitórios e não duram “mais que alguns poucos dias”. Por fim, o órgão regulador afirma que os eventos devem ser notificados pelo VigiMed e que os dados inseridos são essenciais a análise e identificação do produto para informar o fabricante do material.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis