A Polícia Federal (PF) vai investigar os ataques sofridos por indígenas Avá-Guarani que ocupam uma área numa fazenda em Guaíra, no oeste do Paraná.
De acordo com relatos, na noite de terça-feira (27), homens armados com espingardas de chumbo chegaram atirando contra o acampamento. Ao menos quatro indígenas foram atingidos.
As vítimas dizem que a Força Nacional demorou para chegar ao local e interromper a violência. No entanto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Força Nacional recebeu uma denúncia de conflito entre moradores do bairro Eletrosul e indígenas por volta de 23h. Em resposta, os agentes, a PF, a Funai e outros órgãos de segurança se deslocaram para conter o conflito.
Ainda segundo o Ministério, a Polícia Federal já começou a investigar os responsáveis e a Força Nacional continua patrulhando a região.
Além disso, o Ministério dos Povos Indígenas informou que vai montar uma equipe volante para acompanhar a situação "in loco" e pedir reforço policial ao governo do Paraná.
Os Avá-Guarani realizam ações de retomada de terras, que fazem parte do território Guasu Guavirá, nos municípios de Guaíra e Terra Roxa. A área já foi reconhecida pela Funai, mas a demarcação está travada por ações na Justiça. Proprietários rurais negam que eles tenham esse direito.
Segurança Ao menos quatro pessoas foram atingidas por tiros de arma de chumbo Brasília 29/08/2024 - 16:12 Sâmia Mendes/ Sumaia Villela Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional Avá-Guarani terra indígena Conflito no Campo quinta-feira, 29 Agosto, 2024 - 16:12 77:00Agência Brasil