Um minuto, cinquenta e três segundos e trinta e seis centésimos. Com esse tempo, o nadador Michael Phelps venceu os 200 metros borboleta em 9 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro. Com a vitória, o norte-americano conquistou sua vigésima medalha de ouro em Jogos Olímpicos. E não parou por aí. Na mesma noite, o atleta disputou mais uma prova e ganhou seu segundo ouro nos Jogos da Rio 2016 com a equipe americana no revezamento 4 por 200 metros.
Nascido em Baltimore, nos Estados Unidos, em 1985, Phelps participou dos Jogos pela primeira vez no ano de 2000, em Sydney, na Austrália. Na época, o nadador tinha apenas 15 anos e era o norte-americano mais jovem a participar de uma Olimpíada em quase sete décadas. Não levou medalhas pra casa. Seu melhor resultado foi o quinto lugar nos 200 metros do nado borboleta.
Quatro anos depois, Michael Phelps iniciou uma sequência de vitórias impressionantes no esporte. Em Atenas, o atleta ganhou seis ouros e dois bronzes, com um recorde de oito medalhas. Em 2008, nos Jogos de Pequim, Phelps venceu todas as provas em que participou, foram oito medalhas de ouro e sete recordes olímpicos. Em 2012, em Londres, quatro ouros e duas pratas.
Após a participação em quatro Jogos Olímpicos, Phelps anunciou a aposentadoria, mas voltou atrás e, na Rio 2016, aos 31 anos, o nadador levou mais cinco medalhas de ouro e uma de prata. Ao todo, Phelps encerrou a carreira com 28 medalhas em Olimpíadas. Por 23 vezes, o nadador esteve no lugar mais alto do pódio. A performance de Phelps faz dele uma verdadeira lenda das piscinas, como o atleta mais condecorado da história.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Apresentação: Dilson Santafé
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Paula de Castro
Edição Web: Patrícia Serrão
Agência Brasil