Na tarde desta quarta-feira (1), o auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Palmeira dos Índios foi palco da aula inaugural do Curso de Formação da Guarda Civil Municipal. O evento integrou a programação festiva dos 135 anos de emancipação política do município e contou com a presença de diversas autoridades da gestão municipal, poder judiciário, segurança pública e sociedade civil, bem como de cidades circunvizinhas.
A Guarda Municipal foi criada em 2002 mas só foi efetivada em 2017, durante a gestão do prefeito Júlio Cezar, que dedicou todo o apoio necessário para o bom andamento dos serviços, como fardamentos, frota, sede, videomonitoramento e outros equipamentos essenciais. Esses recursos têm permitido à Guarda promover e coordenar ações voltadas para a prevenção da violência, atuando em parceria com a Polícia Militar para reforçar a segurança pública em Palmeira dos Índios.
Os 44 guardas municipais iniciarão, agora, um período intensivo de treinamentos e aulas práticas, visando a excelência no desempenho de suas funções. A aula inaugural da Guarda Municipal é apenas uma das muitas atividades programadas para celebrar os 135 anos de emancipação política de Palmeira dos Índios, reafirmando o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento e a segurança da cidade.
O comandante da Guarda Civil Municipal Adriano Dantas destacou a importância do treinamento para a formação de profissionais qualificados e comprometidos com a segurança da população. "Este é um momento histórico para nossa cidade. A formação e a capacitação dos nossos guardas são essenciais para garantir um serviço de qualidade à comunidade. Não foi fácil chegar até aqui. Agradecemos ao nosso gestor municipal e a todos do seu governo, e a todos que estão aqui, que nos ajudaram direta e indiretamente a trilhar esse percurso", agradeceu o comandante.