A Receita Federal realizou, entre os dias 14 e 25 deste mês, mais uma Operação Fronteira. Os números finais devem ser divulgados nesta quinta-feira, na sede da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, mas a Receita informa que, pela contagem, as mercadorias apreendidas nesses dias devem superar os valores do recorde histórico do ano passado.
Na operação realizada em 2023, as apreensões somaram mais de R$ 33 milhões em produtos que ingressaram ilegalmente no país e mais de 130 veículos utilizados por grupos criminosos para realizar as operações de contrabando. As ações de fiscalização foram realizadas na região de fronteira do Brasil com outros países, nos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O foco dos agentes da Receita, que tiveram o apoio de forças de segurança, como Exército e Polícia Federal, além de órgãos como o Ministério da Agricultura e Pecuária, foi o combate ao contrabando de cigarros, cigarros eletrônicos, tráfico de drogas e armas, crimes ambientais e outros delitos. Entre os itens apreendidos, destacam-se produtos eletrônicos, vestuários falsificados, medicamentos, cosméticos, brinquedos, eletrodomésticos e itens sem certificação fitossanitária, que foram introduzidos clandestinamente no país.
As equipes também identificaram criminosos tentando contrabandear drogas por meio de cápsulas ingeridas.
Geral Em 2023, apreensões somaram mais de R$ 33 millhões em produtos ilegais São Luís (MA) 30/10/2024 - 15:36 Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa Madson Euler, repórter da Rádio Nacional operação fronteira quarta-feira, 30 Outubro, 2024 - 15:36 104:00
Agência Brasil