Dezenas de fardamentos e uniformes de, ao menos, 15 prefeituras alagoanas foram descartados em uma caçamba de lixo, no bairro do Pontal da Barra, em Maceió. A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) informou que está investigando o caso.
O material foi encontrado por populares. No local, havia fardamentos escolares lacrados, uniformes de prefeituras, tênis e mochilas, todos em bom estado de conservação e misturados a outros tipos de lixo.
Nos objetos, constam nomes dos municípios de Matriz do Camaragibe, Pindoba, Junqueiro, Flexeiras, Jundiá, Mata Grande, Roteiro, Porto Calvo, Marechal Deodoro, além de uniformes da SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Penedo e Defesa Civil de Maceió.
O delegado Robervaldo Davino, da Delegacia de Crimes Ambientais, disse que acionou a perícia para que vá até o local onde os materiais foram descartados. A partir daí, as equipes darão início aos procedimentos investigatórios.
Por meio de nota, a Prefeitura de Marechal Deodoro esclarece que não fez nenhum descarte de uniformes, visto que todos foram distribuídos para os mais de 11 mil alunos do Município. "Vale ressaltar que o modelo dos uniformes citado não faz mais parte da rede municipal de ensino, tendo sido alterado em 2021", disse.
Já a Prefeitura de Penedo, sob a gestão do prefeito Ronaldo Lopes, informa que os fardamentos da SMTT da cidade encontrados descartados em Maceió foram fabricados pela empresa LICCS Comércio e Serviços, contratada pela gestão anterior.
A LICCS Comercio e Serviços, responsável pela fabricação dos uniformes, informou que os materiais descartados são sobras e amostras de fardamentos, que foram deixados na caçamba de lixo após uma limpeza feita na empresa. Essa informou, ainda, que o descarte foi feito de forma regular.
Por sua vez, a Prefeitura de São Luís do Quitunde, por meio da Secretaria de Educação, explica que as mochilas escolares com a logomarca da prefeitura, encontradas em um container de lixo, foram descartadas pela empresa onde o material foi fabricado.
"O modelo das mochilas foi solicitado há alguns anos e todo o material adquirido foi entregue aos alunos da rede municipal de ensino. As mochilas que foram descartadas estavam com defeito e não se encontravam sob a responsabilidade da prefeitura", diz a nota.
A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Mata Grande e aguarda um posicionamento do órgão.