Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Dengue: boletim mostra municípios de AL com risco de surto e em situação de alerta

Pixabay
Pixabay

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) divulgou, no último dia 11, o boletim atualizado sobre os casos de Dengue em Alagoas. Cinco municípios apresentaram risco de surto da doença no mês de janeiro, e outros 47 ficaram em situação de alerta.

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti, uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida por amostragem da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, registrou, no período de 2 a 19 de janeiro, que as cidades de Senador Rui Palmeira, Paulo Jacinto, Maribondo, Coqueiro Seco e Craíbas estavam em risco de surto (de cor vermelha no mapa abaixo), com índice de infestação predial (IIP) igual ou maior do que 4%.

Os outros 47 municípios em alerta (de cor amarela), com maioria no Sertão e no Agreste, apresentaram o índice de infestação predial de 1% a 3,9%. Já as cidades na cor verde tiveram situação "satisfatória" do IIP, conforme levantamento da Sesau.

Os dados mostraram também que, na ocasião, não havia informações sobre a situação de Maceió, único município do estado que não teve acompanhamento da secretaria. Veja o mapa abaixo:

Bebê morre vítima de dengue em Maceió - Bella Victoria Ferreira Nunes, que tinha apenas 22 dias de vida, foi levada a um hospital particular da capital alagoana após apresentar sintomas de dengue no último dia 9. Ela chegou a receber alta médica após a doença ter sido descartada pela equipe médica, segundo a família. Mas cerca de 24 horas depois, a menina não resistiu. O atestado de óbito consta que a criança morreu de dengue hemorrágica, dengue aromatase e anencefalia.

Os pais de Bella Victoria contaram que uma febre acendeu o sinal de alerta. "Minha filha estava normal e quando apresentou sintomas já fomos à emergência. Foram 20 dias bem e dois dias com dengue", disse o pai, o advogado João Victor da Silva, em entrevista ao TNH1.

O advogado também afirmou que encontrou focos de mosquito da dengue no prédio onde a família reside, no bairro Ponta Verde, em Maceió. "Nossa filha estava sempre protegida, ficava me perguntando de onde surgiu esse mosquito, até que fui na piscina do prédio e encontrei uma água verde, cheia de focos da dengue", disse, acrescentando que acionou o Disque Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para denunciar o que chamou de negligência. "Também registrei um Boletim de Ocorrência em nome do síndico que representa o condomínio e nesta sexta-feira denunciei o caso no Ministério Público", completa o pai da menina, dizendo que vai seguir buscando justiça.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou na manhã de terça-feira que nenhum óbito foi confirmado em Alagoas e três mortes estão em investigação, entre elas, a de Bella Victoria. O órgão estadual reforça que, em casos de suspeita de dengue, ao apresentar sintomas da doença como febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo, dor atrás dos olhos, as pessoas devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPASs).

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis