O Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, realizou 1.125 cateterismo entre maio de 2023 a março deste ano. A unidade hospitalar, referência na assistência cardiológica em Alagoas, representa um divisor de águas na assistência cardiológica em Alagoas, uma vez que o Estado era um dos poucos no Brasil que não contava com um hospital destinado, exclusivamente, a tratar das doenças do coração.
O cateterismo, segundo relatou o cardiologista Leandro Castelo, consiste em um procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas. Para isso, é introduzido um catéter na artéria do braço ou da perna do paciente, que será conduzido até o coração.
"Através desta punção arterial, que pode ser no punho ou na região da virilha, é injetado contraste para uma visualização das artérias coronárias. A principal indicação médica é a investigação da dor torácica que o paciente venha sentindo. Essa dor pode ter como causa a doença coronariana que seria a obstrução dos vasos que irrigam o coração por placas de gordura", explicou o especialista.
Leandro Castelo mencionou que existem outras indicações como, por exemplo, a avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca e doenças valvares, como um exame pré-operatório. "O procedimento dura na maioria das vezes menos de 30 minutos. No entanto, o processo de preparo, realização do exame e repouso devem ser considerados. É sugerido que o paciente planeje dispor de umas 5 a 8 horas do seu dia para realizar o exame", explicou.
De acordo com cardiologista do Hospital do Coração Alagoano, após o cateterismo, o paciente pode seguir sua vida normalmente e dar continuidade ao acompanhamento com seu cardiologista. Ele explicou que, como médico de um hospital 100% SUS, dedicado ao cuidado de pacientes cardiopatas, vivencia diariamente a gratidão e a satisfação de poder oferecer assistência médica de qualidade a todos, independentemente de sua condição financeira.
"A cada diagnóstico, tratamento e acompanhamento, sinto a importância do nosso trabalho em salvar vidas e melhorar a qualidade de vida daqueles que confiam em nossa equipe. A solidariedade, o cuidado e a humanização no atendimento tornam cada dia especial e reafirmam meu compromisso com a saúde e o bem-estar de cada paciente que entra no Hospital do Coração Alagoano em busca de ajuda e esperança. Ser parte desse hospital é mais do que uma profissão, é uma missão de amor e dedicação à vida", frisou.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Hospital do Coração Alagoano deve servidor de orgulho para o povo de Alagoas. Isso porque, segundo ele, a unidade é a primeira do Estado a assistir, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes com doenças cardiovasculares.
"O Hospital do Coração Alagoano foi entregue no dia 02 de setembro de 2022 e, desde então, se tornou referência no tratamento dos pacientes acometidos por doenças do coração. Por meio da implantação de serviços inovadores, utilizando-se de alta tecnologia e contando com profissionais altamente capacitados, estamos promovendo uma verdadeira revolução na assistência cardiológica prestada pela Rede de Saúde Pública Estadual", ressaltou Gustavo Pontes de Miranda.
O acesso
O atendimento no Hospital do Coração Alagoano é feito via regulação, onde a marcação de consultas e exames são realizados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). Já a transferência dos pacientes se dá pela Central Estadual de Regulação de Leitos.