O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), os shoppings centers de Maceió e a Polícia Militar assinaram, nesta sexta-feira (8), um termo de compromisso voltado para o combate à violência contra a mulher. Em uma das ações, funcionários desses estabelecimentos comerciais serão treinados para lidar com situações do gênero.
As ações, que já inicia no dia 18 de março, têm cunho educacional e de conscientização, com o objetivo preventivo de combater à violência doméstica.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, assinou o termo, representando o órgão. Ele explicou a importância da iniciativa.
"Todos os envolvidos na concepção desta iniciativa e de todo o material estão de parabéns. Muitas mulheres vítimas estão silenciadas e temerosas e necessitam dessa proteção. Esta é uma luta de todos nós e esse empenho conjunto pode salvar vidas", afirmou coronel Paulo Amorim.
Parceria
A parceria consiste, de acordo com a Polícia Militar, em realizar campanhas educativas e implementar programas de capacitação. O treinamento será realizado a seguranças particulares dos shoppings e demais colaboradores e terá como base a aplicação da Lei Maria da Penha e dos direitos humanos das mulheres.
O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, ressaltou o significado de capitanear uma parceria, considera por ele histórica.
"O problema é de todos! E eu fiquei encantado com os shoppings do estado se unirem ao Poder Judiciário, ao TRE, à Polícia Militar e à OAB para falarmos desse mal que assola o Brasil, que é a violência contra a mulher, que precisa acabar. Precisamos trabalhar o quanto antes e sei que podemos diminuir significativamente esse mal", falou Tourinho.
Representando a Coordenadoria da Mulher do TJAL, a juíza Eliana Acioly também destacou a união de forças de forma inédita de todos os shoppings no combate à violência contra a mulher.
"O dia internacional da mulher é um dia de reflexão e de ações voltadas para igualdade de gênero na luta, sempre, pela dignidade e pelos direitos da mulher. Infelizmente esse termo de cooperação nasceu de uma fatalidade, mas ele traz um simbolismo muito grande e visa garantir a segurança das mulheres e consumidoras dos shoppings centers", pontuou.
A superintendente do Parque Shopping Maceió, Isabella Alencar, enfatizou que também é papel desses grandes espaços em realizar ações mais contundentes de combate a violência contra a mulher.
"Essa também é uma causa nossa. Temos uma grande circulação de clientes, como também muitas funcionárias mulheres. Então essa também é uma forma de a gente querer ajudar a quem precisa", disse ela.
Capacitação
A Polícia Militar de Alagoas, por meio da Diretoria de Políticas Preventivas (DPP) e da Patrulha Maria da Penha, também assumiu o compromisso, junto ao TJAL, em promover capacitação e treinamentos periódicos em datas previamente agendadas.
Além disso, irá disponibilizar viaturas da Patrulha em ações e eventos voltados à prevenção e combate à violência contra a mulher nos shoppings signatários do acordo.
Cronograma
A primeira ação será feita de forma simultânea, dos dias 18 a 22 de março, com disponibilização de local para atendimento ao público. Haverá um quiosque padronizado para todos os shoppings centers, com distribuição de material e orientação ao público.
Também terá realização de adesivaço de toaletes femininos dos shoppings e provadores femininos das lojas.
Ainda no dia 18 será realizada uma capacitação dos colaboradores e seguranças do Shopping Pátio pela Coordenadoria da Mulher do TJAL, Patrulha Maria da Penha e Direção de Políticas Preventivas da PMAL. O treinamento irá se estender até novembro nos demais shoppings.