Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Após atuação da Defensoria Pública, Sesau se compromete a retomar os transplantes renais em Alagoas

Agora, a Instituição articula com a SESAU e hospitais privados a retomada de transplantes renais ainda no 1° semestre

Imagem de destaque da notícia

Em reunião promovida pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), nessa segunda-feira, 19, o Estado de Alagoas se comprometeu a retomar os transplantes renais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do próximo mês de maio. O encontro, conduzido pelo Defensor Público Lucas Monteiro Valença, contou com a participação do Secretário Executivo de Ações de Saúde (See), Guilherme Ressurreição Lopes, representantes da saúde pública estadual, bem como dos hospitais conveniados ao SUS.

A retomada dos transplantes no Estado tem sido pauta de atuação do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública nos últimos meses. Conforme dados apurados pela instituição junto à saúde pública e privada estadual, os transplantes feitos pelos SUS foram suspensos há mais de dois anos.

O Estado também apresentou, a pedido da Defensoria Pública, proposta de complementação financeira aos Hospitais conveniados para a retomada dos transplantes também na rede privada.

A Defensoria Pública agendou uma nova reunião para o dia 12 de março com os diretores dos hospitais públicos e privados, visando capacitar médicos e diminuir os casos de subnotificação de potenciais doadores, tendo em vista o baixo número de doações de órgãos no Estado.

A reunião contou com a presença da Supervisora de Programa de Transplantes (Supe), Daniela Barbosa Ramos; do médico Coordenador da Nefrologia do Hospital Arthur Ramos, Agenor Antônio Barros Da Silva; do Diretor Clínico, Coordenador do Pronto Atendimento e Unidade de Transplantes, Érick Acerb Barbosa; do Diretor Médico da Santa Casa, Dr. Artur Gomes Neto; e do Diretor-Geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis