Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

MTC fecha parceria com a Caixa Econômica para construção de unidades habitacionais no campo

Foto: assessoria
Foto: assessoria

No último dia 25, quinta-feira, a CAIXA e representantes de diversos movimentos sociais rurais se reuniram para discutir políticas públicas voltadas para a habitação rural, bem como investimentos em novas tecnologias dentro do âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida – Rural. Este encontro marcou a retomada do relacionamento entre o banco e essas entidades.

Carlos Vieira, presidente da CAIXA, enfatizou a importância de fortalecer a relação com os movimentos sociais rurais, ressaltando o desejo de construir uma parceria sólida. "Podemos construir juntos essa relação mais próxima. Vamos começar com um seminário para tratar do desenvolvimento da vida no campo. Debater temas como educação, sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico, criação de matrizes energéticas e construção de biodigestores", afirmou.


Além do presidente, estiveram presentes na reunião Ines Magalhães, vice-presidente de Habitação da CAIXA, e Izadora Brito, diretora de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Geral da Presidência da República, juntamente com representantes das seguintes entidades: Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf-Brasil), União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo (MTC).

Adriano Ferreira, representante do MTC, enfatizou a necessidade de inovação no campo para garantir a sucessão das gerações no meio rural. "Quando pensamos em moradia, devemos considerar todo o ecossistema ao redor da casa. Nesse sentido, é fundamental que os projetos socioambientais e habitacionais apoiados pela CAIXA tenham recursos para iniciativas como energias renováveis, biodigestores, fogões ecológicos e fossas agroecológicas. Pensar nessas ações é pensar na integração de políticas", destacou.


Minha Casa, Minha Vida Rural

O Minha Casa, Minha Vida Rural é um programa que visa a produção e melhoria de unidades habitacionais rurais, utilizando recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esta linha de atendimento faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, instituído pela Medida Provisória nº 1.162, em 14 de fevereiro de 2023.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis