Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Sesau discute com representante do Ministério da Saúde políticas públicas para a Atenção Primária em Alagoas

Desafios enfrentados na área foram debatidos e novas ações previstas para os próximos meses também foram discutidas com servidores da secretaria.

Desafios enfrentados na área foram debatidos com representante do Ministério da Saúde
Desafios enfrentados na área foram debatidos com representante do Ministério da Saúde

O aprimoramento da rede de Atenção Primária nos 102 municípios alagoanos foi tema de reunião entre técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a representante do Ministério da Saúde, Vanessa Costa, em Maceió. Os desafios enfrentados na área foram debatidos e novas ações foram discutidas em reuniões com servidores da pasta estadual.


Integrante do Apoio Técnico Institucional da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Vanessa Costa, foi recebida pela Gerência de Atenção Primária da Sesau e ressaltou a importância de um contato mais direto entre o estado e a União.

"Criamos um vínculo mais forte para facilitar o nosso trabalho. Queremos trazer o Ministério da Saúde para mais próximo dos estados, e encontros como esse garantem melhorias para toda a população que utiliza os serviços de atenção básica em Alagoas", afirmou a representante do governo federal.

A gerente da Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, explicou que a secretaria recebe o apoio institucional do Ministério da Saúde desde o início de 2023 de forma virtual e que o contato presencial é muito importante para discutir com mais ênfase como as políticas públicas de saúde do governo federal, no âmbito da atenção primária, são pensadas pelo MS.

"Ao longo de 2023, o Ministério da Saúde lançou várias portarias diretamente relacionadas à atenção primária, com muitas novidades. Portanto, com o estado detendo um bom conhecimento e entendendo melhor essas mudanças, conseguimos apoiar de forma mais eficiente todos os municípios de Alagoas. Por isso, a visita da Vanessa é muito importante, para que possamos tirar todas as dúvidas", frisou a gerente da Atenção Primária da Sesau.

Karini Omena ainda destacou que o apoio institucional do Ministério da Saúde também é importante para qualificar a equipe de Atenção Primária da Sesau para o apoio aos municípios. "Durante os dias que a Vanessa esteve conosco, ainda tratamos sobre instrumentos de planejamento de gestão para que possamos melhorar o nosso trabalho junto às secretarias municipais de saúde", explicou a gerente.


Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, essa integração entre as esferas da administração pública é muito importante para a qualidade do serviço prestado ao cidadão. "Nós precisamos estar alinhados na busca por aprimorar o atendimento de saúde em Alagoas. Por isso, sempre estamos abertos a receber a colaboração do governo federal. Quando atuamos de forma conjunta, os benefícios para toda a população lá na ponta são ainda maiores", afirmou.

As gestões municipais são responsáveis pela gerência das equipes de Atenção Primária, preconizadas na Política Nacional de Atenção Básica. Já o Estado fica com o apoio e colaboração institucional para que as cidades consigam atingir os seus indicadores de saúde e aprimorem os seus processos internos, o que resulta diretamente em um melhor cuidado ofertado para a população.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis