Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Equatorial

Férias escolares: veja orientações para prevenir acidentes com energia elétrica em casa

Divulgação/Equatorial
Divulgação/Equatorial

O mês de janeiro é marcado pelas férias escolares para boa parte das crianças e adolescentes em Alagoas. E na lista de cuidados que devem ser redobrados pelos pais e responsáveis para que este período do ano seja marcado, apenas, por momentos de diversão, estão os cuidados para prevenir os acidentes elétricos dentro de casa. Pensando nisso, a Equatorial Alagoas preparou orientações importantes.

Dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023, divulgado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), mostram que foram registrados 853 acidentes de origem elétrica no país em 2022, dos quais 149 foram fatais e ocorreram no ambiente familiar, e muitos deles envolvendo eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

O executivo de Segurança da Distribuidora, Bruno Pimentel, explica que o ambiente doméstico pode esconder armadilhas que comprometem a segurança dos pequenos, por isso, a primeira dica é mantê-los longe de objetos que possam provocar choques elétricos.

"Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. As tomadas, por exemplo, devem ser utilizadas com protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, considerados ótimos condutores de eletricidade. Usar o "T" (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso, pois a ligação fica mais exposta, chamando a atenção dos pequenos, além de sobrecarregar as tomadas, podendo causar curtos-circuitos e incêndios", explica Pimentel.

Outra dica importante diz respeito ao uso de equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores. "Eles devem ser ligados e desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico", afirma.

A dica de segurança também vale para a não utilização de aparelhos celulares e tablets durante o carregamento. Se precisar atender uma ligação ou enviar mensagens enquanto o celular estiver carregando, desconecte-o da tomada. Atenção também para as marcas de carregadores, pois aqueles que não são originais, apesar de mais baratos, podem danificar os celulares e expor o usuário ao risco de choque elétrico, explosões e princípios de incêndio.

Áreas molhadas

Água e energia é uma combinação perigosa. Por isso, Pimentel reforça que é preciso muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados à tomada em ambientes úmidos ou molhados, já que a água é um condutor de eletricidade.

"Sempre que for utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para que as crianças não manuseiem com os pés descalços e nem mantenham contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina, na praia ou no campo, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrirem freezers e refrigeradores".

Outro alerta importante são os cuidados com as pipas. Empinar pipas em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica, já que em lugares indevidos a linha pode enroscar em postes, transformadores e em cabos elétricos, provocando curtos-circuitos e interrupção no fornecimento de energia da região. Pimentel orienta que a prática deve ser realizada em um ambiente aberto sem a presença de rede elétrica, como parques, praias, campos de futebol e áreas mais afastadas dos centros urbanos.

O que fazer em caso de acidentes?

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica, a Equatorial orienta desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de energia também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento no número 0800 082 0196.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis