Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Sesau faz reunião para avaliar situação epidemiológica da Covid-19 em Alagoas

Foto: Reprodução/ Ascom Sesau
Foto: Reprodução/ Ascom Sesau

O Grupo Técnico-Científico da Secretaria de Estado da Saúde realizou nesta quarta-feira (03), sua primeira reunião do ano de 2024 para avaliar, além da situação epidemiológica atual da Covid-19 no estado, questões de gestão quanto à distribuição de leitos e cuidados preventivos.

O encontro reúne técnicos, médicos, gestores e outros profissionais da saúde, que se reúnem desde março de 2020, para analisar e ponderar os quadros de doenças infectocontagiosas, além de outros temas pertinentes à saúde pública.

Durante a reunião foi discutido o aumento no número de casos de Covid-19 que teve o registro de 331 casos confirmados na segunda semana de dezembro, 797 na terceira e 839 na quarta semana de dezembro com quatro óbitos.

Apesar do acréscimo nos números, o infectologista Renee Oliveira, que também é chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, reforçou que o quadro está sendo monitorado pela gestão estadual e não representa uma situação grave.

"Os encontros do Grupo Técnico Científico acontecem rotineiramente e atuam, não só sobre o vírus da Covid-19, mas, também de outras questões relevantes para a saúde pública. Foi observado, neste final de ano, um aumento no número de casos para o SARS-CoV-2, vírus que provoca a Covid-19, o que coincide com as festas de fim de ano e maiores aglomerações de pessoas e viagens, o que facilita a circulação do vírus", explicou o médico.

O infectologista ressaltou que a única forma de conter possíveis surtos é com a vacinação e a manutenção dos cuidados de segurança, "É importante que todos completem os seus esquemas vacinais e sigam as orientações de segurança como o uso de máscaras, uso do álcool gel e evitar aglomerações e em casos de sintomas gripais realizarem o teste para Covid-19, respeitando o isolamento em caso positivo e procurar unidades de saúde frente a qualquer agravamento dos sintomas", reforçou Renee Oliveira.

O Infectologista explicou, ainda, que os óbitos registrados aconteceram em casos de pacientes que já possuíam alguma comorbidade. "É importante que pessoas que fazem parte de grupos de riscos, como acima de 60 anos, imunossuprimidas e crianças com menos de cinco anos, sigam orientações e completem o calendário vacinal seguindo sempre a orientação médica de cada caso", destacou.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o momento é de cuidado reforçado. "O governador Paulo Dantas está sempre nos recomendando atenção à imunização dos alagoanos. Não podemos vacilar, nem nos deixarmos enganar por fake news e pela desinformação. Devemos tomar todas as vacinas como forma de proteção, mas, sem entrar em pânico com relação à Covid-19. Estamos atentos e agindo preventivamente", afirmou o secretário.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis