Estado

Consciência Negra: mensagens antirracistas e celebrações culturais marcam o dia 20, em União dos Palmares

Por João Arthur Sampaio com Balanço Geral AL e Assessoria em 20/11/2023 às 14:17:47

Bruno Protasio / TV Pajuçara

Morria, no dia 20 de novembro de 1695, o principal líder dos quilombos, Zumbi dos Palmares. Juntamente a personalidades como Ganga Zumba, Dandara e Aqualtune, ele foi um dos grandes nomes na luta contra a escravidão no Brasil, que viria a ser abolida apenas em 1888, depois de vários movimentos insurgentes. Nesta segunda-feira, 328 anos depois, a celebração do Dia da Consciência Negra foi marcada por mensagens antirracistas e apresentações culturais de matriz africana na Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, na Zona da Mata Alagoana.

"Racismo não é motivo de piada. É crime", diz o cartaz na entrada do local com uma representação de Dandara. As festividades começaram por volta das 4h, com grupos religiosos, e devem seguir por todo o dia. Em edições anteriores, cerca de 10 mil pessoas foram prestigiar o evento.

A Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, falou sobre a importância deste momento significativo. "Zumbi e Dandara são símbolos de força, lealdade, luta e poder em todo o mundo. Tê-los representando nosso estado e a identidade de um povo é motivo de grande orgulho. Esta celebração é apenas uma pequena parcela das homenagens e reverências que a história de resistência e vitória do povo negro merece", afirmou.

Milton Muniz, Secretário Executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa, participou anteriormente de reuniões com representantes da Fundação Palmares para que as celebrações fossem estrategicamente planejadas. "O valor cultural do Quilombos dos Palmares é inestimável, de interesse internacional, e justamente por isso cuidamos para que tudo ocorresse dentro do planejado e de forma respeitosa para honrar a memória de todos que lutaram e viveram aqui", concluiu.

Confira a programação desta segunda:

Espaço Jatobá

Cleiton Rasta

União DMC"s

Escrúpulo Douda

Raízes de Zumbi

Edson Gomes

Love Jah

Espaço Mestre Jacaré

Associação de Capoeira Palmares, às 16h.

Praça Nossa Senhora da Conceição

Grupo Gameleira, às 19h30.

Serra da Barriga

Grupo Candeia Capoeira, das 10h às 12h.

Comunicar erro
Estado 02

Comentários