Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Internet

Tem uma marca no Instagram, mas não está registrada? Cuidado! Advogado explica o que fazer

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quando se tem uma conta no Instagram, é comum focar no conteúdo, interação com os seguidores e estratégias de marketing. No entanto, a questão do registro legal da marca associada a essa conta muitas vezes é negligenciada. Atualmente, empreendedores buscam criar negócios virtuais, aproveitando o potencial do delivery e das redes sociais, por ser prático esse formato.

O advogado André Ferreira esclarece que, na era digital, a proteção de uma marca é mais crucial do que nunca. "Se você possui uma marca no Instagram, mas não a registrou, está sujeito a diversos riscos. O principal deles é a possibilidade de sua marca ser plagiada ou utilizada indevidamente por terceiros. Mesmo que você tenha investido tempo e esforço na construção da sua marca, sem o devido registro, legalmente você não é o proprietário", destaca.

André Ferreira enfatiza que o registro de marca, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), representa um título crucial. Esse título assegura o uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Ele destaca que essa salvaguarda é essencial para proteger os investimentos realizados, incluindo aspectos financeiros, tempo e esforço dedicado ao crescimento e reconhecimento da marca.

Ele também ressalta que além da proteção legal, uma marca registrada desempenha um papel crucial na construção de credibilidade no mercado e que esse registro não apenas demonstra o comprometimento em proteger a marca, mas também transmite confiança aos parceiros, clientes e até mesmo aos concorrentes.

"Além da proteção, uma marca registrada transmite mais credibilidade no mercado. Mostra aos parceiros, clientes e até concorrentes que você leva sua marca a sério e está comprometido em protegê-la. A propriedade da marca também facilita a expansão para novas localidades e a transformação do negócio em uma operação de maior escala, incluindo a possibilidade de criar redes de franquias", afirma o advogado.

Como registrar a marca?

Para realizar o registro da sua marca, André Ferreira destaca a importância de procurar um escritório de advocacia especializado em registro de empresas ou de marcas e patentes. Profissionais qualificados conduzirão pesquisas para verificar a existência de registros semelhantes e, principalmente, na mesma categoria em que você atua.

Portanto, se você é um empreendedor virtual com uma marca no Instagram, André Ferreira enfatiza a recomendação de registrar sua marca. Esse é um passo essencial para proteger seus investimentos, garantir a segurança jurídica do seu empreendimento e evitar complicações legais no futuro

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis