Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

TRÂNSITO

Risco de morte por choque: AL já registrou 229 colisões de veículos contra postes de energia

Segundo balanço divulgado pela Equatorial, de janeiro a julho deste ano já foram registradas 229 ocorrências desta natureza em todo o estado

Foto: Cortesia / Ascom Equatorial
Foto: Cortesia / Ascom Equatorial

Em alusão a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês, a Equatorial Alagoas chama atenção da sociedade alagoana para quantidade de acidentes envolvendo postes da rede elétrica, bem como as principais consequências oriundas dessas ocorrências. Segundo um balanço divulgado pela Distribuidora, de janeiro a agosto deste ano, já foram registradas 229 colisões envolvendo estruturas da concessionária em todo o estado. A cidade de Maceió lidera o ranking com 41 casos registrados.

O executivo de manutenção da Equatorial Alagoas, Elger Reis, ressalta que além do risco de choque elétrico e fatalidade para condutores, passageiros e até pedestres, com a maioria dessas ocorrências e a depender da gravidade, áreas podem ser afetadas com a falta de energia até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes ou a troca do poste que pode levar, em média, de três a quatro horas, dependendo da complexidade da operação e o grau dos danos.

"Infelizmente este tipo de situação vem ocorrendo frequentemente em todo o estado e as consequências são grandes, não só para as pessoas que moram na área do acidente, como em locais onde tem imóveis que prestam serviços essenciais e que podem ser prejudicados já que geralmente o serviço de recomposição envolve diversas etapas que garantem a segurança de todos", salienta.

Cuidados! O que fazer em caso de acidentes com poste?

Já o executivo de segurança da Distribuidora, Bruno Pimentel, orienta que em ocorrências envolvendo a rede elétrica é fundamental manter a distância, não se aproximar e realizar imediatamente o registro na Central de Atendimento da empresa através do telefone 0800 082 01 96 para que uma equipe técnica possa ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.

Ele destaca ainda, que caso um fio partido atinja algum veículo automotor com ocupantes, a orientação é que jamais se deve tentar sair do veículo até que seja feito o atendimento pelas equipes especializadas para evitar que acidentes graves ou até mesmo fatais venham a acontecer. Já em caso de incêndio, a orientação é saltar para fora do veículo aterrissando com os dois pés juntos e se afastar do carro com passos curtos, arrastando os pés, por no mínimo 25 metros.

"Segurança é um dos valores mais importantes para a Equatorial Alagoas, por isso, durante todo o ano, a distribuidora destaca a preocupação com a população em relação aos acidentes envolvendo quebra de postes. É importante estar atento à revisão do veículo e ao estado de uso dos pneus. Além disso, outros cuidados devem ser tomados para evitar acidentes como jamais utilizar o celular enquanto dirigir, respeitar a sinalização das vias, manter a distância segura entre um veículo e outro, ficar atento aos limites de velocidade e dirigir de forma defensiva", aconselha o executivo.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis