Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Interior

Municípios de AL ficam com abastecimento de água paralisado após apagão

Arquivo/Metrópoles
Arquivo/Metrópoles

Mais de 85 municípios alagoanos ficaram com o abastecimento e o sistema produtor paralisados por causa do apagão que afetou mais de 15 estados brasileiros, incluindo Alagoas, na manhã desta terça-feira, 15. A informação foi confirmada pela BRK Ambiental e pela Verde Alagoas, empresas responsáveis pelo fornecimento de água em parte do Estado.

Segundo a BRK, a falha generalizada no fornecimento de energia elétrica em Alagoas teve impacto direto nos sistemas de distribuição de água operados tanto pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) quanto pela BRK na Região Metropolitana de Maceió, podendo impactar temporariamente no abastecimento de algumas regiões.

A Casal, responsável por produzir água tratada para abastecer a população e entregar nos reservatórios de 10 cidades atendidas pela BRK, teve seus poços, captações, estações de tratamento de água e demais unidades do sistema produtor paralisados.

Em contato com a companhia, a BRK foi informada que equipes já estão mobilizadas para retomar o funcionamento dos sistemas, para, só então, fornecer a água para a BRK distribuir para a população, que buscará normalizar a situação no menor prazo possível.

"É importante que a população esteja ciente da situação e tome as medidas necessárias para lidar com possíveis impactos na disponibilidade de água até que a situação seja completamente resolvida. Para mais informações sobre o abastecimento das regiões, a população pode entrar em contato pelo 0800 771 0001, que funciona 24 horas, ou pelo WhatsApp (11) 99988-0001, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8h às 14h", mostra trecho do comunicado da BRK.

A Casal destacou, por volta das 10h, que 77 cidades e suas zonas rurais estão com o serviço deficitário. "A Empresa reforça que seus colaboradores já foram mobilizados para que, tão logo o potencial elétrico retorne, tomem as providências necessárias à reativação dos sistemas coletivos e isolados", disse a Casal.

"Vale ressaltar que o fornecimento de água poderá apresentar deficiência mesmo nos municípios em que a distribuição é efetuada por empresa terceira, caso da BRK Alagoas, Águas do Sertão e Verde Alagoas. É que, nessas localidades, a Casal efetua a captação e o tratamento do líquido, atividades essas que foram interrompidas por conta do apagão", complementou o comunicado.

Verde Alagoas confirma nove municípios afetados - De acordo com a empresa Verde Alagoas, as cidades afetadas são: Branquinha, Feliz Deserto, União dos Palmares, São Luis do Quitunde, Capela, Mar Vermelho, Pindoba, Maribondo e Tanque D'arca. Veja a nota abaixo:

"A concessionária Verde Alagoas informa que 9 (nove) municípios estão com o abastecimento e o sistema produtor paralisado por causa do apagão nacional, que deixou várias localidades sem energia, desde às 8h30, desta terça (15). As cidades afetadas são: Branquinha, Feliz Deserto, União dos Palmares, São Luis do Quitunde, Capela, Mar Vermelho, Pindoba, Maribondo e Tanque D'arca.

Responsável pelo fornecimento elétrico, o grupo Equatorial informou que a interrupção geral de energia foi provocada por uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo a empresa, a normalização já foi iniciada para o restabelecimento integral das cargas. A Verde Alagoas segue em plantão para acompanhamento da situação.

Em caso de dúvidas, a concessionária está disponível pela central de atendimento pelo 0800 941 0195, que também é WhatsApp".

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis