Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Governo de Alagoas fortalece transversalidade de ações na Rede de Atenção às Violências

Durante encontro, n Palácio, representantes das secretarias de Estado e da sociedade civil debateram planos de assistência aos vulneráveis

Governo e sociedade civil discutiram planos e prevenção e enfrentamento às violências contra grupos vulneráveis
Governo e sociedade civil discutiram planos e prevenção e enfrentamento às violências contra grupos vulneráveis

Durante encontro realizado na tarde desta segunda-feira (14), no Palácio Zumbi dos Palmares, reunindo representantes de Secretarias de Estado e da sociedade civil que integram o Comitê de segurança da Rede e Atenção às Violências (RAV), o Governo de Alagoas ampliou a discussão sobre o fortalecimento conjunto e multissetorial de ações preventivas e de combate aos crimes contra vulneráveis.

Representando a Secretaria do Gabinete Civil, a secretária-executiva de Integração Social, Júlia Beltrão, ressaltou que o encontro busca, através do diálogo, identificar demandas específicas das áreas para construção de planos transversais de prevenção, enfrentamento e assistência a esses grupos, que abrangem mulheres, crianças e adolescentes, idosos, população em situação de rua, pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIA+.


Júlia Beltrão destacou ainda as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, para este tipo de grupo social, a exemplo da entrega de mais uma Sala Lilás, inaugurada nesta segunda-feira (14), a primeira instalada em uma rodoviária em todo o país.

"O combate à violência é uma das prioridades definidas pelo Governo de Alagoas, especialmente quando envolve os grupos vulneráveis. Exemplo disso foi a inauguração de mais uma Sala Lilás no estado, instalada no Terminal Rodoviário João Paulo II, que vai funcionar de segunda à sexta, das 8h às 18h. A Sala contará com equipe multidisciplinar de atendimento e não terá apenas a função de acolher as mulheres vítimas de violência que circulam pelo local, mas também atenderá todas que procurarem esse equipamento", disse ela.

A coordenadora da RAV, Camille Wanderley, também ressaltou a implantação da Sala Lilás no Hospital Geral do Estado (HGE) e do Centro do Direito da Pessoa Idosa. Além dessas ações de fortalecimento social, ela destacou ainda as parcerias realizadas entre a Rede e a Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria), na implementação do Projeto RAV na Estrada.

"Realizamos também um trabalho conjunto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, onde lançamos a Plataforma de Educação à Distância, que visa facilitar o acesso dos trabalhadores da Rede aos conteúdos sobre as violências, bem como a construção do plano de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher da secretaria", disse Camille Wanderley.

Ainda durante o encontro, os representantes das Secretarias de Estado e da sociedade civil apresentaram as ações desempenhadas por cada uma das instituições no enfrentamento às violências e no atendimento às vítimas. Também foi discutida a interiorização das ações da RAV para levar planos de prevenção e assistência à população vulnerável.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis