Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alagoas

Mais de 23 mil pessoas estão desabrigadas devido às chuvas, em AL; governador anuncia liberação de recursos a municípios


Alagoas tem 23.678 pessoas desalojadas e desabrigadas devido às fortes chuvas que caíram no estado durante a última semana, segundo dados da Defesa Civil Estadual. Os municípios mais afetados são Matriz do Camaragibe e Marechal Deodoro, que têm, respectivamente, 3.548 e 3.381 desabrigados e desalojados.

29 municípios já tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Governo Federal, e mais dois estão na fila. Os decretos facilitam a aquisição de cestas básicas, água, colchões e outros mantimentos para as famílias atingidas.

"Com o apoio do Governo Federal e das Prefeituras, vamos encaminhar aos municípios os primeiros recursos já na terça ou quarta-feira, para que a gente garanta o suporte necessário a essas famílias que estão passando necessidade", afirmou o governador. "O apoio dos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valdez Góes, de Assistência Social, Wellington Dias, e dos Transportes, Renan Filho, tem sido fundamental para dar agilidade aos processos".

Paulo Dantas anunciou a criação de um grupo gestor, com a participação de técnicos de Alagoas, do Governo Federal e do Governo de Pernambuco, para tratar de medidas preventivas que minimizem os efeitos das chuvas aqui no estado. "Queremos convidar, inclusive, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para que que a gente encontre formas de sofrer menos quando vier um volume maior de chuva", disse. "Muitos rios que banham Alagoas nascem em Pernambuco, e precisamos encontrar alternativas para reduzir o impacto das enchentes aqui no estado".

Chuva em Maceió

Segundo a Defesa Civil de Maceió, o alerta sobre o aumento do nível da Laguna Mundaú continua vigente até às 12h desta segunda-feira (10). O órgão reforça que mantém equipes monitorando toda a área no entorno da lagoa, onde ocorrem pontos de inundação, afetando os bairros da região lagunar.

A previsão da Meteorologia é que o tempo na capital segue instável, com possibilidade de chuvas intercalando períodos secos. Nas últimas 24h, foram registrados 14 milímetros de chuvas em Maceió com acumulado de 112 milímetros nas últimas 48h. Os bairros com maior incidência de chuvas foram a Chã da Jaqueira e o Farol.

Desde sexta-feira (7), quando ocorreram chuvas intensas em Maceió, até o final da tarde deste domingo, todas as equipes de plantão da Defesa Civil Municipal foram acionadas para um total de 119 ocorrências, sendo: deslizamentos de barreiras (44), inundações (35), edifícios com problemas estruturais (10), inundações (35), ameaças de desabamento de edifício (5), alagamentos (5), desabamentos parciais (5), ameaças de desabamento de barreiras (5), deslizamentos de barreira com desabamento (2), cratera (1) e deslizamento de barreira com dano à edificação (1).

Os bairros com maior número de ocorrências foram: Chã da Jaqueira (13), Benedito Bentes (12), Bom Parto (10), Trapiche (8), Levada (8), Barro Duro (8), Jacintinho (7), Vergel (6) e Petrópolis (6).

No início da noite deste domingo (9), 1.107 pessoas estavam desabrigadas e 124 desalojadas. A maior parte dessas pessoas foi acolhida em abrigos improvisados em escolas: Antídio Vieira, no Trapiche (129); Rui Palmeira, no Vergel (470); Silvestre Péricles, Pontal (60); Higino Belo, Bom Parto (44); João Feitosa, Rio Novo (53); e Padre Cabral, em Fernão Velho (180). Outros desabrigados e desalojados foram acomodados em abrigos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), além da casa de familiares.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!