Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Copom vê com preocupação alta das expectativas de inflação de longo prazo


Banco Central indicou que suas projeções de inflação se elevaram tanto em função da elevação de preços administrados quanto de preços livres O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) disse, em ata divulgada nesta terça-feira, que vê com preocupação a alta das expectativas de inflação de longo prazo. “Com relação às expectativas, o Comitê observa com preocupação o movimento recente nos horizontes mais longos”, diz o documento, que detalha as discussões em reunião na semana passada.

“Além do impacto direto que a elevação das expectativas tem sobre as projeções de inflação, o aumento das expectativas de longo prazo eleva o custo da desinflação ao exigir maior participação de outros canais da política monetária e, consequentemente, uma abertura do hiato do produto maior para se obter uma mesma queda de inflação”.

O Copom diz que seguirá atento e perseverará até que a ancoragem das expectativas se consolide.

Na semana passada, o Copom manteve os juros básicos da economia em 13,75% ao ano e sinalizou que manterá um período mais prolongado de juros altos.

Pixabay

No documento, o BC indicou que suas projeções de inflação se elevaram tanto em função da elevação de preços administrados quanto de preços livres.

“Dentre os fatores preponderantes para a elevação das projeções, destaca-se principalmente a elevação das expectativas de inflação da pesquisa Focus”, diz o documento, que explica as razões para a manutenção dos juros básicos em 13,75% ao ano em reunião na semana passada.

“As projeções condicionais às hipóteses do cenário de referência não demonstram convergência para a meta no horizonte relevante de política monetária, mas a introdução de um aperto monetário mais prolongado, tal como em seu cenário alternativo, gera impacto relevante sobre as projeções em direção à convergência às metas”, traz a ata.

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!