Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Dólar tem alta volatilidade no início de sessão marcada por feriado nos EUA


Sem grandes emoções nos próximos dias, aqui a atenção deve se voltar à presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça O dólar à vista opera com alta volatilidade na manhã desta segunda-feira, dia de feriado nos Estados Unidos e de agenda mais fraca no Brasil. Sem grandes emoções nos próximos dias, aqui a atenção deve se voltar à presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Os agentes financeiros também devem ficar atentos a sinais que indiquem se o novo governo será capaz de implementar as medidas já anunciadas para conter o déficit público. Pela manhã, a revisão das estimativas de inflação para 2023 e 2025 chamaram atenção no relatório semanal Focus, do Banco Central.

Por volta das 9h55, o dólar comercial operava em queda de 0,13%, a R$ 5,0996, enquanto o contrato futuro para fevereiro tinha estabilidade, a R$ 5,1160. Já o DXY, índice que mede o peso do dólar contra uma cesta de seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em alta de 0,11%, a 102,321 pontos. O dólar apresentava força ante moedas emergentes, avançando 1,68% ante o rand sul-africano e com valorização de 0,22% ante o peso mexicano.

A atenção dos investidores se concentra no encaminhamento e nas discussões das medidas do novo governo para controlar o déficit público. Após a divulgação das iniciativas na semana passada por Haddad, nos últimos dias economistas e analistas têm apontado que o projeto se mostra factível apenas em parte dele. Além disso, algumas das medidas já sofrem resistência, como é o caso do retorno de voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Pela manhã, a atenção permaneceu na divulgação das estimativas do relatório Focus, do Banco Central. Segundo o documento semanal, a projeção para a inflação no país (via IPCA) em 2023 subiu para 5,39%, de 5,36% da leitura de semana passada, enquanto a perspectiva para 2025 foi de inflação de 3,30% para 3,50%. Como lembrou a Guide Investimentos, internamente, o foco na semana fica com a Pnad Contínua, que sai na quinta-feira e deve mostrar mais uma queda da taxa de desemprego no país, para 8,0%. “Fora isso, a política econômica do governo segue como o principal destaque.”

Karolina Grabowska/Pexels

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!