Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Juros futuros têm leve queda, com agentes aguardando sinais sobre a PEC da Transição


Os agentes financeiros mantêm o radar em sinais emitidos por membros do governo eleito e por autoridades do Congresso para tentar avaliar qual será o tamanho do impacto fiscal da proposta As taxas dos juros futuros operam em leve queda nesta terça-feira, estendendo o movimento positivo exibido na sessão do dia anterior, quando as perspectivas de desidratação da PEC da Transição deram impulso aos ativos locais. Os agentes financeiros mantêm o radar em sinais emitidos por membros do governo eleito e por autoridades do Congresso para tentar avaliar qual será o tamanho do impacto fiscal da proposta, enquanto seguem aguardando os nomes que irão comandar a economia nos próximos anos.

Perto de 10h10, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024 recuava de 14,26% do ajuste anterior para 14,20%; a do DI para janeiro de 2025 caía de 13,545% para 13,47%; a do DI para janeiro de 2026 passava de 13,34% para 13,30%; e a do DI para janeiro de 2027 cedia de 13.25% para 13,205%.

As questões políticas domésticas seguem como o principal gatilho para a movimentação dos preços dos ativos locais. Após uma reação inicial bastante negativa dos mercados com a minuta da PEC da Transição apresentada pelo governo eleito, propostas alternativas, que preveem um menor montante de recursos fora do teto de gastos e um prazo de tempo delimitado, vêm surgindo no Senado.

Ontem, o senador eleito e membro da equipe de transição, Wellington Dias (PT-PI) admitiu que o texto final da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição pode trazer alterações em relação à minuta inicial da proposta. Dias deu a entender que estão sendo analisadas propostas para que a mudança no prazo de excepcionalização do Bolsa Família do teto de gastos aconteça por um período delimitado.

"Além do clima mais ameno no cenário global, que contempla, por exemplo, ganho das moedas de risco e fechamento da curva de juros norte-americana, o mercado poderá receber positivamente as declarações realizadas por Wellington Dias na noite de ontem. De acordo com o senador eleito pelo PT, que é um dos principais articuladores políticos da PEC da Transição, não está certo que o Bolsa Família ficará fora do teto de gastos por tempo indeterminado", afirmam os profissionais da Warren Renascença DTVM.

Além disso, os agentes seguem aguardando indicações de quem comandará a economia na gestão petista.

"O desafio fiscal do próximo mandato presidencial é tamanho que um choque exógeno de credibilidade é fundamental. E um choque pode ser a indicação de nomes com credibilidade prévia pois sinaliza um compromisso com o desenho de uma nova âncora fiscal que garanta a sustentabilidade fiscal de médio prazo. Nesse sentido, os nomes serão lidos como sinalizações das linhas gerais das políticas a serem adotadas de 2023 em diante", afirma a economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Natalie Victal.

Os agentes também se preparam para o leilão de NTN-Bs e LFTs do Tesouro Nacional, que deve ter volume pequeno após o estresse observado na curva nos últimos dias.

Apesar do cenário ainda incerto para o futuro das contas públicas no Brasil, o J.P. Morgan manteve sua recomendação de exposição acima da média ("overweight") em bonds locais.

"Nos mercados emergentes, os altos níveis de dívida em relação ao PIB continuam sendo uma fonte de vulnerabilidade, embora pareça que cairão em 2022 fora da China, em grande parte, devido à alta inflação. A queda da inflação e os déficits fiscais persistentes provavelmente levarão ao aumento da dívida dos emergentes em 2023. Mantemos exposição neutra em dívida local, de maneira geral, com underweights na República Tcheca, Hungria, Chile, Peru e Tailândia compensados por overweights no Brasil e na Romênia", afirmam.

Pexels

Valor Invest

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!